"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Viagem arrepiante a uma Antárctida aterradora com H. P. Lovecraft

Clássico maior da literatura fantástica, Nas Montanhas da Loucura é uma das obras que contribuíram para que o escritor norte-americano H. P. Lovecraft fosse apelidado de «mestre do terror».


Apesar de genial, este tenebroso romance, que inspirou a cultura pop e fez de Lovecraft um escritor de culto, tem vindo a cair no esquecimento e há muito que não é publicada no mercado livreiro português. Lacuna que agora é colmatada pela Guerra e Paz nesta novíssima edição da obra. Uma edição «Admirável Mundo do Romance», coleção da Guerra e Paz que traz aos leitores portugueses clássicos recentes da literatura universal, Nas Montanhas da Loucura chega à rede livreira nacional, numa tradução de Sónia Amaro.

Nas páginas de Nas Montanhas da Loucura, H. P. Lovecraft leva-nos a acompanhar uma expedição científica à inóspita Antártida em busca de fósseis pré-históricos. Mas cedo descobrimos que aquela viagem vai muito além daquilo que a nossa imaginação poderia criar. Coisas estranhíssimas começam a deixar a equipa de cientistas em alerta e o ladrar descontrolado dos cães que os acompanham augura que algo muito terrível irá em breve ganhar corpo. É nesse cenário palpitante e inumano das ruínas de uma civilização perdida que Lovecraft cria um suspense avassalador e emotivo, em torno da força do mal, ao qual só a leitura da obra nos poderá expor.

Basilar na obra do escritor norte-americano, o livro reúne tudo aquilo que de revolucionário Lovecraft trouxe ao género do terror, misturando elementos cósmicos e típicos da literatura fantástica e da ficção científica. Para Stephen King, herdeiro da literatura fantástica norte-americana, «não existe, no século xx, nenhum escritor melhor do que H. P. Lovecraft a contar-nos histórias de terror». Mas é do gigante da literatura hispânica, Jorge Luis Borges a frase que provavelmente melhor descreve a marca de singularidade que fez de Lovecraft o mestre deste estilo literário: «As suas tramas são muito boas [...] As imagens que cria são horrendas, mas a sensação que provocam não o são.»

A sua filosofia visionária do mundo fez mesmo com que o autor de Nas Montanhas da Loucura fosse considerado um dos escritores mais influentes do século XX na literatura de língua inglesa e que, até hoje, se mantenha como uma referência da cultura pop, inspirando escritores, músicos, cineastas, pintores e criadores de videojogos ao longo das gerações. Não admira que Guillermo del Toro lute, há décadas, para adaptar o livro ao cinema.

Para já, teremos o prazer de nos arrepiar com a novíssima edição da obra, há muito afastada dos escaparates, em português. Uma edição «Admirável Mundo do Romance», coleção da Guerra e Paz que traz aos leitores portugueses clássicos recentes da literatura universal, Nas Montanhas da Loucura chega à rede livreira nacional no próximo dia 14 de Junho, numa tradução de Sónia Amaro.

Admirável Mundo do Romance
Nas Montanhas da Loucura
H. P. Lovecraft
Ficção / Romance
176 páginas · 15x23 · 16 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,190,597