"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"O último banho" de David Bonneville vence melhor filme nos Sophia 2022

"A metamorfose dos pássaros" valeu a Catarina Vasconcelos a melhor realização. O melhor série/telefilme foi "Glória" de Tiago Guedes.

Filme "O último banho" de David Bonneville conquistou a academia portuguesa


"O último banho" de David Bonneville venceu, no sábado, os prémios Sophia de melhor filme, enquanto o documentário "A metamorfose dos pássaros" valeu a Catarina Vasconcelos a melhor realização.

Na 11.ª edição dos prémios Sophia, "O último banho", primeira longa-metragem de Bonneville e candidato a 13 prémios, conquistou ainda as categorias de melhor argumento original (David Bonneville e Diego Rocha) e melhor direção artística (Bruno Duarte), de acordo com um comunicado da Academia Portuguesa de Cinema, que organiza a iniciativa.

"A metamorfose dos pássaros" foi também distinguido nas categorias documentário em longa-metragem, montagem e som.

Ana Moreira ("Sombra") e Miguel Borges ("Terra nova") foram eleitos melhor atriz principal e melhor ator principal, respetivamente, enquanto os prémios de melhor atriz secundária foi atribuído a Ana Cristina Oliveira ("Sombra") e o de melhor ator secundário a João Nunes Monteiro ("Diários de Otsoga").

O melhor série/telefilme foi "Glória" de Tiago Guedes.

Na cerimónia, que decorreu no Casino Estoril (Cascais), foram ainda entregues os prémios Sophia Estudante a Gonçalo Ferreira, com a curta-metragem "Punkada", e o Sophia de Carreira ao produtor, realizador, programador e divulgador Abi Feijó, um dos nomes de referência do cinema de animação feito em Portugal.

Nomeado em 12 categorias, o filme "Bem Bom", de Patrícia Sequeira, uma ficção a partir da história da formação do grupo pop feminino Doce e o filme português mais visto em sala em 2021, venceu apenas duas: melhor guarda-roupa e maquilhagem e cabelos.

O prémio de melhor direção de fotografia foi para Luís Branquinho ("Terra Nova"), melhor banda sonora original para Hugo Leitão ("Serpentário") e melhor caracterização/efeitos especiais para Miguel Teixeira e Markus Frank ("Terra Nova").

"O lobo solitário" de Filipe Melo venceu na categoria de melhor curta-metragem de ficção, enquanto "Eunice, ou a carta a uma jovem atriz" de Tiago Durão conquistou o de melhor curta-metragem de documentário. A melhor curta-metragem de animação foi "A mulher do médico" de Bruno Simões.

Na sessão de anúncio dos nomeados, em maio, o presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, entregou ainda o prémio Arte & Técnica ao realizador Manuel Matos Barbosa e ainda a Vanessa Alvarez, pelo projeto Cine-Caravana, dedicado à exibição gratuita de cinema português ao ar livre.




por Lusa e Renascença, 19 de junho de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,817,206