"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Requalificação e valorização do Paço dos Duques em Guimarães

Está em curso a empreitada de reabilitação da receção, cafetaria e instalações sanitárias do Paço dos Duques de Bragança (Guimarães), monumento nacional afeto à Direção Regional de Cultura do Norte.


A intervenção contempla a conservação, beneficiação, ampliação e modernização das áreas de receção, instalações sanitárias e cafetaria que atualmente não se adequam ao enorme fluxo de visitantes e não possuem qualidade para continuarem em utilização.

Estes trabalhos incluem: intervenção de consolidação e estabilização do edificado; tratamento dos revestimentos das paredes e tetos; requalificação das caixilharias; revisão e modernização das infraestruturas (águas, águas residuais, eletricidade, aquecimento); modernização das instalações sanitárias; colocação de mobiliário. 

A intervenção pretende dar continuidade à primeira fase de trabalhos, ocorrida entre 2019-2020, e que teve como finalidade dotar esta unidade museológica de uma nova loja. O objetivo desta nova fase visa dotar o Paço dos Duques de áreas de acolhimento modernas e bem equipadas, as quais permitirão seguramente um eficiente e eficaz serviço a prestar ao público nacional e estrangeiro, que seja propiciador da criação das necessárias e prementes condições de acessibilidade, bem-estar e bem servir os milhares de visitantes que anualmente aqui se deslocam.

Esta intervenção insere-se no âmbito de uma candidatura para requalificação e valorização do Paço dos Duques de Bragança, com um valor global de 281.763,31 €, apresentada pela Direção Regional de Cultura do Norte ao Aviso 2020-87 – Património Cultural do programa NORTE 2020.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,738,811