"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Depois de  Cannes, "Ice Merchants" soma prémio em Guadalajara

“Ice Merchants”, de João Gonzalez, acaba de vencer o Prémio “Rigo Mora”, criado por Guilherme del Toro para o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara e destinado à melhor curta-metragem de animação internacional.


O filme entra assim na restrita lista de curtas elegíveis aos Oscars da Academia de Hollywood para a edição de 2023.

A decisão unânime do Jurí foi anunciada na madrugada de domingo (em Portugal) na cerimónia de encerramento na grande Sala Plácido Domingo do Conjunto Santander em Guadalajara. Em estreia latino-americana, o filme obteve uma recepção entusiasmante por parte do público nas três exibições no festival, que se fez sentir com as felicitações ao realizador após as sessões.

“Ice Merchants" é assim premiado novamente no seu segundo festival, depois de estrear mundialmente em Cannes, onde venceu o prémio do Júri da Semana da Crítica para Melhor Curta-Metragem em competição. 

João Gonzalez
(1996) nascido no Porto, é realizador, animador, ilustrador e músico, com formação clássica em piano. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez mestrado na Royal College Art (UK), depois de terminar a licenciatura na ESMAD (PT). Nessas instituições realizou 2 filmes, “Nestor” e “The Voyager”, que juntos receberam mais de 20 prémios Nacionais e Internacionais, assim como mais de 130 seleções oficiais em festivais de cinema espalhados pelo mundo, marcando presença em festivais qualificantes a Oscar e a BAFTA. João tem um grande interesse em combinar o seu background musical com a sua prática em animação autoral, assumindo sempre o papel de compositor e por vezes de instrumentista nos filmes que realiza, ocasionalmente acompanhando-os com performances ao vivo.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,690,821