"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Como os filósofos nos ajudam a solucionar problemas e a viver melhor

Dividido em pequenos textos, numa linguagem simples e elucidativa, Margot Cardoso mostra-nos como a filosofia nos pode ajudar a encarar, travar e resolver a esmagadora maioria dos problemas do quotidiano.


“Como saber o que é certo e errado?”
“Porque não consigo agir de acordo com o que penso?”
“O que é isso da felicidade?”
“Como lidar com a dor da rejeição?”
“O que é um comportamento ético?”
“Como suportar perdas, abandono e um amor não correspondido?
“O que fazer quando o passado não passa e teme-se o futuro?”

Eis algumas das perguntas que este livro responde. Dividido em pequenos textos, numa linguagem simples e elucidativa, Margot Cardoso mostra-nos claramente através de A Filosofia Resolve, que a Oficina do Livro agora edita, como a filosofia nos pode ajudar a encarar, travar e resolver a esmagadora maioria dos problemas que nos afligem no quotidiano, estimulando-nos a abraçar virtudes como coragem, lucidez, empatia, resiliência e esperança.

A resposta vem de longe e está nos ensinamentos de Platão e Séneca, Nietzsche e Schopenhauer, entre tantos outros sábios aqui interpretados que nos apontam o caminho do equilíbrio e da paz interior.

São inúmeras as aplicações práticas que a filosofia nos oferece para enfrentarmos os desafios da vida e apaziguarmos o sofrimento. Porque a filosofia não é apenas pensamento abstrato. É também cura e consolo. Afinal, os dramas humanos estão na origem dessa ciência nascida na Antiguidade que, depois de séculos hibernada entre estudiosos, voltou nos últimos anos a despertar o interesse das pessoas comuns, tal como acontecia na Grécia há mais de dois milénios. O que é que a filosofia pode fazer por nós? Eis a pergunta a que este livro responde.

«A filosofia é como uma grande farmácia que apresenta remédios específicos para dores e males.»

MARGOT CARDOSO nasceu em São Paulo, licenciou-se em Jornalismo e História, fez uma pós-graduação em Ética pela Universidade de São Paulo, um mestrado em Jornalismo e outro em Filosofia pela Universidade de Lisboa. Depois de mais de quinze anos como jornalista, voltou para o seu primeiro amor: a filosofia.

Desde 2018 que é colunista na revista brasileira Vida Simples, onde, semanalmente, escreve sobre os encontros e os desencontros da arte de viver à luz dos grandes pensadores.

Vive em Lisboa desde 2001 e é imensamente grata por essa segunda vida na terra de Camões, que lhe trouxe serenidade, maturidade e um filho português.

Ficha do Livro
Título: A Filosofia Resolve
Nº págs: 344
ISBN: 9789896614355
PVP C/ IVA: 17,90€
LeYa | Oficina do Livro 

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,894,346