"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Eunice Muñoz: Fotobiografia inédita presta tributo a atriz maior do teatro português

São 80 anos de uma carreira brilhante e multifacetada, 93 de uma vida cheia, que nos mostram a construção de uma enorme família. 


Eunice Muñoz (1928-2022), mulher de mil rostos, mil nomes e tantos outros atributos, que conquistou os palcos, o público, a vida, o infinito, é agora homenageada numa fotobiografia inédita que inclui mais de duas centenas de fotografias pessoais e profissionais, passando em revista, cronologicamente, toda a vida e toda a carreira da atriz maior do teatro português. Com organização e textos de Fátima Morais, Eunice Muñoz: Fotobiografia é uma edição Guerra e Paz, com o alto patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e o apoio do Teatro Nacional D. Maria II, da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e do Museu Nacional do Teatro e da Dança.

Será para sempre do palco. Para sempre das luzes, das provas, dos ensaios, da angústia da estreia, dos aplausos. Será para sempre do público, com quem assumiu o compromisso de dar sempre tudo, numa entrega visceral que a dilacerava e entusiasmava na mesma medida. Eunice Muñoz, atriz maior do nosso meio artístico, que nos deixou no passado dia 15 de abril, é agora homenageada numa fotobiografia inédita que passa em revista 93 anos de uma vida brilhante e 80 de uma carreira de grandes papéis no teatro, no cinema e na televisão, que nos fizeram sonhar.

Eunice Muñoz: Fotobiografia é o livro que há muito merecia. Um livro que ainda acompanhou no início da sua construção e que revisita os momentos mais marcantes, mais simbólicos, mais dramáticos da sua vida: da infância aos últimos anos, da estreia em palco, no Teatro Nacional D. Maria II, aos 13 anos, até A Margem do Tempo, peça que interpretou, no ano passado, no mesmo teatro e no mesmo dia em que se estreara em palco 80 anos antes, desta vez lado a lado com a neta Lídia Muñoz, e que marcou o final da sua carreira. No meio estão 80 anos de uma carreira brilhante e multifacetada, em que se confrontou com os mais criativos encenadores, autores, realizadores e contracenou com uma legião de grandes actores portugueses. Estão também 93 anos de vida pessoal plena, que nos mostram a construção de uma enorme família.

Mais do que um álbum e um belíssimo livro-objeto, este é um trabalho de memória que conta com a organização e textos de Fátima Morais e o precioso contributo da família da biografada. Além do vasto arquivo pessoal, inclui imagens cedidas pelo Teatro Nacional D. Maria II, pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, pelo Museu Nacional do Teatro e da Dança, pelo Teatro Experimental de Cascais, pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, pela produtora Capítulo Reversível, pela revista Caras, pela Activa, pela TVI e pela família e amigos de Eunice Muñoz, que colaboraram na pesquisa e recolha fotográfica.

Um registo único e irrepetível, para guardar para a posteridade, Eunice Muñoz: Fotobiografia é uma edição Guerra e Paz, com o alto patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e o apoio do Teatro Nacional D. Maria II, da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e do Museu Nacional do Teatro e da Dança. A obra chega à rede livreira nacional no próximo dia 28 de Junho e estará também disponível através do site da editora.

Eunice Muñoz: Fotobiografia

Texto: Fátima Morais
Não-Ficção / Biografia
192 páginas · 21x28· 22,00 €
Guerra e Paz, Editores 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,902,477