"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Eunice Muñoz: Fotobiografia inédita presta tributo a atriz maior do teatro português

São 80 anos de uma carreira brilhante e multifacetada, 93 de uma vida cheia, que nos mostram a construção de uma enorme família. 


Eunice Muñoz (1928-2022), mulher de mil rostos, mil nomes e tantos outros atributos, que conquistou os palcos, o público, a vida, o infinito, é agora homenageada numa fotobiografia inédita que inclui mais de duas centenas de fotografias pessoais e profissionais, passando em revista, cronologicamente, toda a vida e toda a carreira da atriz maior do teatro português. Com organização e textos de Fátima Morais, Eunice Muñoz: Fotobiografia é uma edição Guerra e Paz, com o alto patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e o apoio do Teatro Nacional D. Maria II, da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e do Museu Nacional do Teatro e da Dança.

Será para sempre do palco. Para sempre das luzes, das provas, dos ensaios, da angústia da estreia, dos aplausos. Será para sempre do público, com quem assumiu o compromisso de dar sempre tudo, numa entrega visceral que a dilacerava e entusiasmava na mesma medida. Eunice Muñoz, atriz maior do nosso meio artístico, que nos deixou no passado dia 15 de abril, é agora homenageada numa fotobiografia inédita que passa em revista 93 anos de uma vida brilhante e 80 de uma carreira de grandes papéis no teatro, no cinema e na televisão, que nos fizeram sonhar.

Eunice Muñoz: Fotobiografia é o livro que há muito merecia. Um livro que ainda acompanhou no início da sua construção e que revisita os momentos mais marcantes, mais simbólicos, mais dramáticos da sua vida: da infância aos últimos anos, da estreia em palco, no Teatro Nacional D. Maria II, aos 13 anos, até A Margem do Tempo, peça que interpretou, no ano passado, no mesmo teatro e no mesmo dia em que se estreara em palco 80 anos antes, desta vez lado a lado com a neta Lídia Muñoz, e que marcou o final da sua carreira. No meio estão 80 anos de uma carreira brilhante e multifacetada, em que se confrontou com os mais criativos encenadores, autores, realizadores e contracenou com uma legião de grandes actores portugueses. Estão também 93 anos de vida pessoal plena, que nos mostram a construção de uma enorme família.

Mais do que um álbum e um belíssimo livro-objeto, este é um trabalho de memória que conta com a organização e textos de Fátima Morais e o precioso contributo da família da biografada. Além do vasto arquivo pessoal, inclui imagens cedidas pelo Teatro Nacional D. Maria II, pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, pelo Museu Nacional do Teatro e da Dança, pelo Teatro Experimental de Cascais, pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, pela produtora Capítulo Reversível, pela revista Caras, pela Activa, pela TVI e pela família e amigos de Eunice Muñoz, que colaboraram na pesquisa e recolha fotográfica.

Um registo único e irrepetível, para guardar para a posteridade, Eunice Muñoz: Fotobiografia é uma edição Guerra e Paz, com o alto patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e o apoio do Teatro Nacional D. Maria II, da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e do Museu Nacional do Teatro e da Dança. A obra chega à rede livreira nacional no próximo dia 28 de Junho e estará também disponível através do site da editora.

Eunice Muñoz: Fotobiografia

Texto: Fátima Morais
Não-Ficção / Biografia
192 páginas · 21x28· 22,00 €
Guerra e Paz, Editores 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,691,916