"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma História Diferente do Mundo

Sedutor ensaio do economista espanhol, Fernando Trías de Bes conta-nos a história dos impulsos, instintos e emoções que sustentam as invenções do nosso sistema social.


Sabia que o falsificador é o ladrão mais justo de todos? Ou que a propriedade privada foi inventada por monarcas corruptos para cobrar mais impostos? Ou que devemos os seguros às pessoas que não são solidárias? No livro Uma História Diferente do Mundo, o premiado economista e ensaísta catalão Fernando Trías de Bes, traduzido em mais de trinta idiomas, analisa a evolução das civilizações através dos seus comportamentos. O resultado é uma leitura surpreendente, divertida e inovadora, que desvenda as arquiteturas psicológicas e profundamente humanas que sustentam o nosso sistema social. Uma edição Guerra e Paz Editores com tradução de Pedro VenturaUma História Diferente do Mundo chega agora à rede livreira nacional.

Temo-nos habituado a ver a História da Humanidade sob a lupa do sucesso, das guerras, das descobertas, mas, segundo Fernando Trías de Bes, somos o resultado de muito mais do que isso. Para o economista e escritor espanhol, «a evolução é estimulada pelas emoções: por trás de cada evento histórico encontramos compaixão, violência, justiça, perdão, solidariedade, medo, segurança, prazer, sofrimento, perceção do risco, expectativa e um longo etcétera de instintos profundamente humanos.»

Mas será que é possível analisar os principais marcos da História da Humanidade à luz das motivações e das respostas emocionais dos nossos antepassados? Para o autor bestseller, distinguido com o Prémio Temas de Hoy, o Prémio Espasa e o Prémio de Melhor Livro do Ano no Japão, não só é possível, como «é o nosso devir enquanto espécie […] entender o comportamento humano. É a natureza humana que amassa os princípios e as normas sociais.» E assim nasceu a economia.

Partindo deste pressuposto, Trías de Bes apresenta-nos Uma História Diferente do Mundo, uma sedutora e inédita abordagem emocional da nossa evolução económico-social que nos convida a viajar no tempo pela História da Humanidade, tendo como guias as nossas intuições, condutas, razões, contradições e até loucuras. O destino é só um: encontrar as origens das nossas formas de organização e funcionamento e descobrir como foram forjadas as nossas ambições, direitos e liberdades atuais.

Há alguns séculos, a escravatura era normal. Na Idade Média, o pão teve o mesmo preço durante trezentos anos. Os nossos antepassados preferiam a guerra aos intercâmbios. Desde então, mudaram tantas coisas. Mas porque é que assim foi? Como é que aqui chegámos? Descubra as respostas na edição portuguesa de Uma História Diferente do Mundo, que estará disponível na rede livreira nacional, a partir do próximo dia 28 de junho de 2022, numa tradução de Pedro Ventura.  

Uma História Diferente do Mundo
Fernando Trías de Bes
Não-Ficção / Ciências Sociais
312 páginas · 15x23 · 18,00 €
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,218,352