"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Um retrato de Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho com cartas, reações e viagens

O documentário Eunice e Ruy - Viagem ao Princípio estreia hoje na RTP1 às 22h30 e levou os atores até Mérida, onde puderam representar a cena da peça censurada O Barão. Uma última oportunidade de ver os dois juntos, após a morte da atriz em abril.

Foto: DR

A viagem é a palavra que descreve o documentário que retrata a história de vida de Eunice Muñoz e de Ruy de Carvalho. Uma longa-metragem sobre dois grandes nomes do teatro português filmada em palcos históricos como o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro da Trindade e o Teatro Romano de Mérida - ou ainda na intimidade dos camarins e nas casas dos próprios. O documentário 
Eunice e Ruy - Viagem ao Princípio produção da Clara Amarela Filmes estreia hoje às 22h30 na RTP1.

Uma ideia que começou com um "e se levássemos os dois atores até à Grécia", ou seja, levá-los ao lugar onde nasceu o teatro. A ideia apaixonou o argumentista, Luís Filipe Borges, que quis avançar imediatamente com a ideia.

No entanto, a pandemia trouxe a impossibilidade de a viagem ser feita, optando-se por uma ida até Mérida. "Acabámos por fazer uma outra viagem mais curta e mais simbólica. Então, fomos ao teatro romano de Mérida. Essa viagem literal acabou por ser a justificação para uma viagem metafórica que é a viagem destas duas lendas pelas suas próprias vidas. É uma ideia de matriosca com a palavra viagem", explicou o argumentista do documentário, Luís Filipe Borges, em conversa com o DN.

Em Mérida, Ruy e Eunice entram em cena num teatro romano completamente vazio. Os dois atores apresentam a cena da peça O Barão, adaptação de Luís Sttau Monteiro e original de Branquinho da Fonseca. Há 50 anos, os dois artistas ensaiaram durante dois meses esta peça que na véspera da estreia foi censurada.

"Naquele momento e depois deste tempo todo, num sítio com milhares de anos, sozinhos, eles têm oportunidade de mostrar um bocadinho daquele trabalho."

Luís Borges criou uma forma de correspondência entre Eunice e Ruy, através de cartas. Os textos foram escritos pelo argumentista, que para replicar as vozes dos protagonistas leu centenas de entrevistas que os dois foram dando ao longo das suas vidas e dos livros escritos pelos próprios. Com frases e palavras dos mesmos, que se encontram nesses livros e em entrevistas, escreveu as cartas.

"Há um momento em que estávamos a filmar a troca de correspondência e em que o Ruy se interrompe e diz-me: "filho, isto está tão bonito". Eu agradeci e disse-lhe: "muito obrigado mas o mérito é seu. O senhor é que disse isto numa entrevista de 1968, mas já não se lembra"", recorda Luís Borges.

O momento de correspondência foi gravado no Teatro da Trindade, com os dois atores sentados em palco com as cartas na mão.

Uma marca da metafórica viagem ao passado é a surpresa que foi feita aos dois durante as gravações. A equipa marcou uma hora e local para cada um dos artistas e com grandes telas projetaram imagens das personagens que ambos fizeram ao longo das suas carreiras, selecionadas a partir do arquivo da RTP, fazendo os dois confrontarem-se consigo mesmos.

O elemento surpresa levou os dois terem reações únicas. Eunice parecia ser a primeira vez que estava a ver aquelas imagens. "A Eunice teve reações maravilhosas, de fazer comentários como se fosse um espectadora. Aplaudiu-se a si própria e estamos a falar de personagens que ela encarnou."

Já Ruy relembrou as suas representações e falas. "O Ruy teve também momentos incríveis em que começou a repetir as deixas que ele próprio estava a interpretar em imagens já com décadas e de repente foi como se se acendesse uma luz e tudo aquilo estava ainda dentro dele", acrescentou o argumentista.

A Antestreia

A antestreia do documentário Eunice e Ruy - Viagem ao Princípio teve lugar a 5 de junho no foyer do Templo da Poesia, no Parque dos Poetas em Oeiras. Um evento intimista que juntou cerca de oitenta pessoas. "Foi uma experiência muito intensa e foi muito emocionante. Acho que não havia um olho seco naquela sala no final da sessão e evidente que a emoção teve a ver com o momento, com o facto de a Eunice já não estar entre nós. É a parte que nos dói mais no coração. Por uma questão de dias não chegou a ver este documentário." A atriz faleceu a 15 de abril, aos 93 anos.

"Espero que quem vir este trabalho pense: que bonita homenagem, que magnífica maneira de demonstrar a vida dos atores. É que nunca mais vamos ver a Eunice Muñoz e o Ruy de Carvalho juntos. Queremos que as pessoas fiquem com a sensação de uma grande despedida que lhes está a ser dada", acrescentou o argumentista.

O objetivo do documentário era sair fora da caixa e fugir ao lado mais académico e tradicional, puxando pela parte artística. Um filme intimista e intemporal, onde se contorna as referências da pandemia da covid-19. Durante 55 minutos, as personagens desta história são unicamente os dois atores, cujas carreiras se cruzaram várias vezes ao longo das décadas.

"Foi um privilégio e um orgulho escrever este argumento pela razão óbvia de estarmos a lidar com estas pessoas com talentos extraordinários", confessa Luís Borges.


por Mariana de Melo Gonçalves in Diário de Notícias | 27 de junho de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,923,315