"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Centenário do Parque Mayer em Lisboa celebrado com concertos

Da programação de música, estão previstos concertos de fado, jazz, funk, soul, blues, dixie, rock e pop, que vão ter como palco o Parque Mayer, de maneira a recordas êxitos intemporais que fizeram parte da história da música portuguesa.

© Paulo Sprangler/ Global Imagens

O 100.º aniversário do Parque Mayer, espaço icónico da cidade de Lisboa, vai ser celebrado durante todo o mês de julho, com "uma programação cultural diversificada", desde espetáculos de música a tertúlias, anunciou a Câmara Municipal.

"Em julho, todos ao Parque Mayer!", refere a Câmara Municipal de Lisboa, que oferece à cidade, em conjunto com a Junta de Freguesia de Santo António, "uma programação de música, exposições, itinerários, cinema, tertúlias e até boxe", para comemorar os 100 anos do espaço dedicado aos teatros de revista.

Segundo uma nota da autarquia, a celebração do centenário arranca na sexta-feira, às 18:30, com a inauguração de uma exposição documental na Praça dos Restauradores, seguindo-se a abertura dos eventos no Parque Mayer, que vão decorrer até 31 de julho.

"O Parque Mayer, este espaço icónico da cidade de Lisboa desde 1922, convida todos para o seu centenário, revisitando ou conhecendo a história e as memórias deste lugar, que foi durante décadas o mais importante centro de diversão e de cultura da cidade de Lisboa", indica a Câmara Municipal na nota.

Da programação de música, estão previstos vários concertos "do fado ao jazz, passando pelo 'funk', 'soul', 'blues', 'dixie', 'rock e pop'", que vão ter como palco o Parque Mayer, para recordar êxitos intemporais que fizeram parte da história da música portuguesa e do teatro de revista ao longo das décadas, dar a conhecer as novas vozes e bandas portuguesas ou para "simplesmente cantarolar e dar um pezinho de dança".

Com organização da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), no cineteatro Capitólio, situado no Parque Mayer, está previsto um concerto da Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal, na sexta-feira, às 21:30, assim como outras atuações durante todos os sábados do mês de julho, às 21:30, nomeadamente de Sara Correia, Black Mamba, que convida Adelaide Ferreira, Pedro Moutinho e Real Combo Lisbonense.

De acordo com a Câmara de Lisboa, serão apresentadas duas exposições documentais, uma na Praça dos Restauradores e outra no recinto do Parque Mayer, "que contam a história dos 100 anos deste polo cultural que elevou a revista à categoria de género de eleição".

A oferta cultural inclui ainda itinerários que abordam a história do Parque Mayer ao longo de 100 anos, desde a sua génese até se transformar num polo cultural, e itinerários sobre a temática do cinema em Portugal, da sua relação com o Parque Mayer e com as grandes salas de exibição vizinhas, os cinemas da Avenida da Liberdade, indica a autarquia.

Nas sessões de cinema programadas serão exibidos diversos programas de "A Paródia: Comédia à Portugueza", uma série documental e recreativa, realizada em 1987, dedicada a grandes figuras de comédia, do cinema e do teatro portugueses, onde se incluem entrevistas a António Silva, Maria Matos, Humberto Madeira, Laura Alves, Eugénio Salvador, Vasco Santana, Beatriz Costa, Costinha, Ribeirinho, Mirita Casimiro, Barroso Lopes, entre outros.

Relativamente às tertúlias, o desafio é "descobrir como era afinal a vida no Parque Mayer", convidando as pessoas que ali viveram e conhecem este espaço cultural por dentro, para partilharem as suas histórias na primeira pessoa, assim como artistas, trabalhadores, espetadores e conhecedores das vivências do recinto de teatros de revista.

Lembrando-o como um espaço "eclético" e "o maior centro de diversão e cultura de Lisboa do início do século XX", a Câmara Municipal destaca o percurso do Parque Mayer, que foi ao longo de décadas o mais famoso ponto de encontro da população, mas também de artistas, intelectuais, políticos e empresários.

A autarquia está a reabilitar a zona "com o intuito de recuperar os teatros e voltar a posicionar o Parque Mayer como um espaço de cultura de referência na cidade".

O trabalho de reabilitação do Parque Mayer foi iniciado pelo anterior executivo municipal, sob a presidência de Fernando Medina (PS), e está a ter continuidade com o atual presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), que prevê que o Teatro Variedades, situado neste espaço e desativado há cerca de três décadas, deve reabrir "no primeiro trimestre de 2023".


por Lusa e Diário de Notícias | 27 de junho de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,197,903