"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Movimento Infinity leva sustentabilidade e criatividade ao Festival MED

O Palco Hammam, integrado no Festival MED22, terá uma especial intervenção do Movimento Infinity, um projeto criado em parceria entre a Inframoura e o Loulé Design Lab, incubadora da Câmara Municipal de Loulé.


Parte da plateia deste palco, situado no espaço exterior do recém-inaugurado espaço museológico dos Banhos Islâmicos de Loulé e Casa Senhorial da Família Barreto, será decorado com peças criadas e produzidas com materiais reutilizados. Neste cenário foi aplicado, integralmente, o conceito de economia circular, que assenta não só na prevenção, redução e reutilização, mas também na recuperação de materiais, produzindo objetos úteis a partir de resíduos.

Vai ser possível relaxar e ouvir a música dos Terra Sul, Suricata e Amar Guitarra sentados em pufes criados com as lonas publicitárias usadas, em bancos de cartão criados exclusivamente a partir de embalagens e existirão também mesas de apoio estruturadas com garrafas de vidro recolhidas nos restaurantes locais. Para além do espaço Hammam, também o espaço cinema do Festival – Cineconcertos -, na Rua do Município, vai ser adornado com peças iluminadas por luzes led solares, criadas com embalagens usadas.

Oficinas Abertas e Exposição Infinity 

No sábado, dia 2 de julho, o Palácio Gama Lobo terá diversas oficinas com entrada gratuita, onde os visitantes poderão conhecer o trabalho de alguns dos artesãos e makers. Aprender a fazer colheres de madeira com desperdícios de madeira, costurar um avental reutilizando calças de ganga usadas, revestir uma cadeira descartada com desperdícios de tecidos, construir um banco de cartão de embalagens, encher almofadas com ervas aromáticas locais, são alguns exemplos do que se poderá aprender neste dia.

Para além das oficinas, estão disponíveis duas visitas guiadas à exposição do projeto Infinity na galeria do palácio onde se mostram os objetos #reparados #recondicionados #realocados e #reutilizados pelos designers e makers do Loulé Design Lab/Loulé Criativo que, em conjunto com equipas da Inframoura, trabalharam no projeto Infinity em 2021.

Programa dia 2 de julho:

10h30 às 12h30 - Oficina aberta com Wesley Sacardi: construir colheres de madeira

10h30 às 12h30 - Oficina aberta com Claudia Moreira: costurar um avental reutilizando calças de ganga usadas

11h30 Visita Guiada à exposição Infinity

14h30 às 16h30 - Oficina aberta - com Marta Lourenço: almofadas com ervas aromáticas locais

14h30 às 16h30 - Oficina aberta - com Gustavo Arguello: construir um banco de cartão de embalagens

15h30 Visita Guiada à exposição Infinity

Loja aberta das 10h às 17h00

O Loulé Design Lab é a incubadora de projetos contemporâneos do Loulé Criativo da Câmara Municipal de Loulé.

Banhos Islâmicos abertos ao público 

Um dos novos atrativos turísticos e patrimoniais da cidade de Loulé, os Banhos Islâmicos, inaugurados há cerca de um mês, abrem as portas ao público do Festival MED. Durante os dias do evento, decorrerão visitas guiadas a este espaço, entre as 19h00 e 23h00.

Os Banhos Islâmicos de Loulé foram descobertos em 2006. O protocolo celebrado com o Campo Arqueológico de Mértola para apoio técnico no processo das escavações permitiu agilizar e acelerar o processo de musealização.

Construído no seculo XII, junto à principal entrada da cidade medieval islâmica al-’Ulyà, onde se situa hoje na Ermida de Nossa Senhora da Conceição, o edifício do Hammam encontra-se dividido em cinco espaços distintos: sala fria, sala tépida, sala quente, compartimento da fornalha e vestíbulo, não estando estes dois últimos na área musealizada visível. Mais tarde, viria aqui a ser construída a Casa Senhorial dos Barreto, que faz parte do edifício musealizado.

A Câmara Municipal de Loulé aguarda neste momento a finalização da proposta de classificação dos Banhos Islâmicos de Loulé como Monumento Nacional.

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,963,277