"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Jazz no Parque em Serralves sob signo da liberdade, diversidade e criatividade

É a primeira edição do Jazz no Parque após a pandemia e tem a curadoria do saxofonista Rodrigo Amado.

A norueguesa Mette Rasmussen estará em Serralves a 9 de julho com o contrabaixista Ingebrigt Håker Flaten e o baterista Olaf Olsen_Peter Gannushkin


O Parque de Serralves, no Porto, recebe, nos três primeiros sábados de julho, cinco concertos na 31.ª edição do programa Jazz no Parque, este ano dedicado aos valores da liberdade, diversidade e criatividade. O arranque do festival, às 16h na Casa de Serralves, está a cargo de Maria da Rocha “em solo absoluto”, descreve a organização, em comunicado.

O primeiro dos três sábados do Jazz no Parque prossegue às 18h no Ténis do Parque de Serralves com Luís Vicente, que é “cada vez mais um dos nomes incontornáveis da nova improvisação europeia”, como descreve o comunicado. O trompetista vai apresentar-se em quarteto com John Dikeman, saxofonista norte-americano a residir em Amesterdão, o contrabaixista Luke Stewart, destacado pela revista Downbeat como um dos 25 músicos de jazz mais influentes da sua geração, e ainda o baterista Pedro Melo Alves.

A 9 de julho, às 18h, sobe ao palco a norueguesa Mette Rasmussen "celebrada como uma das mais vibrantes e incendiárias improvisadoras europeias” e que tem uma nova banda, Trio North. Mette Rasmussen dedicou grande parte do seu tempo durante a pandemia de covid-19 ao estudo de composição, nomeadamente com Ilan Volkov, tendo como foco a música neoclássica com desvios para o jazz contemporâneo. Em Serralves, vai apresentar-se ao lado do contrabaixista Ingebrigt Håker Flaten e do baterista Olaf Olsen.

Para o último dia do Jazz no Parque, a 16 de julho, estão reservados mais dois concertos: Intimate Strangers de Sara Serpa às 16h no auditório de Serralves e os portugueses Ricardo Toscano, João Barradas e João Pereira às 18h no Ténis.

A 31.ª edição do Jazz no Parque, a primeira no período pós-pandemia, tem como objetivo celebrar os valores da liberdade, diversidade e criatividade.

Para Rodrigo Amado, que este ano assume a programação do festival, os músicos convidados são “artistas que projetam forte a sua própria voz, expandindo as possibilidades da música para gerações futuras” através de “diferentes linhagens estéticas, gerações e nacionalidades, unidas por um traço comum: uma abertura incondicional a diversas linguagens e influências”.


por Lusa e Público | 28 de junho de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,093,281