"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Realidade Virtual chega aos museus da DRCN

A partir da próxima terça-feira, dia 5 julho, os museus geridos pela Direção Regional de Cultura do Norte terão ao dispor dos visitantes novos recursos, através de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. 


O lançamento da plataforma MuseusPortugal.pt, disponível em www.museusportugal.pt, resulta de um protocolo de parceria entre a Direção Regional de Cultura do Norte e a empresa DKS Studios, com o apoio do Programa Garantir Cultura.

Para incentivar e capacitar todos os visitantes – desde crianças, jovens, adultos, idosos ou pessoas com incapacidades visuais e auditivas –, a plataforma MuseusPortugal.pt pretende contribuir para a criação de uma experiência única, abrindo um mundo imersivo de experiências, informações, vídeo e conteúdos 3D para os museus nacionais.

MuseusPortugal.pt faz a interligação do meio físico e a sua recriação para o meio digital através de Realidade Virtual com elementos de vídeo e fotografia de espaços culturais em 360? e planificação em 3D.

Com a integração de Realidade Aumentada através de uso de aplicativo móvel para smartphone ou tablet, os visitantes experienciarão a sobreposição de imagens interativas à visão da realidade. Os visitantes terão ainda acesso a conteúdos exclusivos ao visualizar um espaço, uma obra de arte ou um artefacto, onde será possibilitado o acesso a informações de texto, vídeo, fotografias e objetos volumétricos em 3D, tudo isto guiado por um robô virtual que o acompanhara? por vários pontos de interesse nos espaços a visitar.

Numa primeira fase, já a partir de 5 julho, os equipamentos estarão disponíveis nos seguintes museus: Museu dos Biscainhos e Museu D. Diogo de Sousa (Braga), Museu de Alberto Sampaio e Paço dos Duques de Bragança (Guimarães) e Museu do Abade de Baçal (Bragança).

O Museu de Lamego e o Museu da Terra de Miranda encontram-se, atualmente, encerrados para obras de manutenção/reabilitação.

Desta forma, a Direção Regional de Cultura do Norte e MuseusPortugal.pt pretendem trazer a Realidade do Mundo Virtual "Metaverso" e fazer a sua Integração na Realidade de Visualização de todos os visitantes da rede de Museus.

Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,972,948