"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Há um “Mundo de Aventuras” para viver em Évora

A nova mostra da Fundação Eugénio de Almeida propõe, através das imagens e narrativas, colocar em perspetiva parte da identidade e história portuguesa.

Elefante. Expedição ao interior de África, com João Fonte Santa, a partir de 9 de julho, em Évora. Foto: FEA


O Centro de Arte e Cultura (CAC) de Évora da Fundação Eugénio de Almeida (FEA) inaugura, a 9 de julho, a sua nova exposição “Mundo de Aventuras”, da autoria de João Fonte Santa.

Com curadoria de José Alberto Ferreira, a mostra pretende ser um convite “a questionar e reinterpretar imagens e narrativas que ditaram a identidade da nação portuguesa”, anuncia a FEA, em comunicado enviado à Renascença.

A exposição, que “resulta da interrogação e desconstrução das histórias e mitologias nacionais por parte do artista”, assenta em três núcleos.

No primeiro núcleo, segundo a FEA é “explorada a identidade nacional, entre o berço da Nação e A Portuguesa”, enquanto que o segundo núcleo “aborda imagens publicadas no relato dos exploradores portugueses Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens, ‘De Angola à contracosta’”.

As telas que abrem a exposição representam, precisamente, imagens desse livro, originalmente publicado em 1886.

“Evocando a leitura aventurosa desta Descrição de uma viagem através do continente africano compreendendo narrativas diversas, aventuras e importantes descobertas, a fauna e flora são analisadas, fotografadas e reproduzidas ilustrando cada passo da travessia continental”, sublinha o comunicado.

Quanto ao terceiro núcleo, trabalhado sobre um original de banda desenhada português anónimo, datado de 1977, “volta a explorar a fauna africana, com telas de cores fortes e traço preciso, como um paraíso selvagem domesticado pelas armas e caça dos exploradores humanos”.

“Mundo de Aventuras”, segundo os promotores, “desafia a mergulhar nos 31 desenhos da série”, pondo “a identidade e história portuguesa em perspetiva, através da reanálise de imagens e narrativas”.



João Fonte Santa é natural de Évora e um dos artistas mais representativos da sua geração.

O seu trabalho aborda a “incessante multiplicação de instâncias produtoras de imagens, a sua circulação na cultura de massas e a legibilidade ideológica destes processos”, refere o currículo do artista.

Fonte Santa apropria-se habitualmente de imagens, da banda desenhada aos jornais, da pintura à fotografia, da iconografia popular ao cinema, “a partir das quais interroga sentidos, filiações, sensibilidades e identidades”.

No decorrer do programa inaugural, a 9 de julho, pelas 16h00, Alice Geirinhas e o diretor do CAC, José Alberto Ferreira, conversam com João Fonte Santa sobre o “Mundo de Aventuras”, seguindo-se uma visita guiada à exposição.

A mostra, com entrada livre, fica patente até fevereiro de 2023.

 


por Rosário Silva in Renascença, 5 de julho de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,854,187