"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Museu da Língua Portuguesa renasceu das cinzas

Na Estação da Luz, em São Paulo reabriu há menos de um ano o Museu da Língua Portuguesa consumido por um incêndio em 2015. Visitado na sua maioria por jovens, o museu fala das origens do português, a sua diversidade e até ao português falado em 2022.

Foto: MJCosta/ RR


A contrastar com a luminosidade da Estação da Luz, onde fica instalado o Museu da Língua Portuguesa, no seu interior o percurso do visitante é quase todo feito num ambiente escuro, onde as palavras portuguesas saltam à vista.

Reaberto em plena pandemia, depois de um violento incêndio em 2015 o ter destruído por completo, o Museu da Língua Portuguesa mostra ao público as origens da língua de Fernando Pessoa e Machado de Assis.

A visita começa justamente por uma aula de geografia. Um grande mapa mostra os 5 continentes onde o português está presente. Na nossa visita cruzamo-nos com duas turmas de oitavo e nono anos. Ficam surpreendidos pela língua que é sua seja falada em países tão distantes, como Cabo Verde ou Timor-Leste.

A experiência de visitar o museu para estes jovens brasileiros é muito interativa. Cheio de ecrãs tácteis, o corredor inicial permite perceber as diferenças da forma como a língua é falada nos vários países.

Ao verem o microfone da Renascença, um grupo de jovens apressa-se a dizer que quer dar uma entrevista. Quando lhes perguntamos o que estão a fazer perante uma mesa interativa onde têm de apanhar palavras para construir novas palavras, perguntam-nos: “Você é portuguesa?”.

Surpreendidos, um dos jovens do grupo diz “Tem sotaque!”

“A Língua Portuguesa é um corpo espalhado pelo mundo”, lembra aos jovens visitantes a guia do museu. Mais à frente ouvimos um som de uma máquina de escrever. À nossa frente, mais um conjunto de painéis interativos em que podemos ficar a saber mais sobre a origem das palavras.

Em entrevista à Renascença, Marina Toledo, responsável pelo serviço educativo conta que este é um dos momentos que “mais curiosidade” provoca e mais “surpreende” os visitantes. No ecrã da origem Tupinambá exploramos como se diz a palavra “jacaré” nas duas línguas.

Depois mais um corredor do tempo cheio de frases, ecrãs táteis onde o visitante fica a conhecer a forma como o português foi entrando no Brasil. Ao lado de uma réplica de um astrolábio está uma cópia da Carta de Pero Vaz de Caminha, sobre a chegada dos portugueses ao Brasil. No ecrã escutamos o músico Tom Zé a ler “Os Lusíadas”.

Mais à frente, uma floresta de palavras a somar às várias experiências que este museu que termina com um vídeo imersivo permite ao visitante. Marina Toledo lembra que “o museu, querendo ou não, é um recorte de escolhas para se falar sobre a língua, mas a língua é dinâmica”.

Esta responsável diz-nos que no museu, “desde que foi reaberto, até hoje, já há mudanças no uso da língua”, indica concluindo que o museu não trabalha o português pelo lado “normativo ou de gramática”, mas sim como um “objeto cultural”.

O museu está aberto de terça-feira a domingo, das 9h00 às 16h30 e tem entrada gratuita aos sábados, dia muito procurado confirma a responsável pelo serviço educativo do Museu da Língua. Portuguesa que participa também na Bienal do Livro de São Paulo, em algumas iniciativas no Pavilhão de Portugal na feira.


por Maria João Costa in Renascença, 7 de julho de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,191,654