"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O Ideiafix tem pela primeira vez uma banda desenhada própria!

Estamos no ano 52 antes de Cristo. Toda a Lutécia está ocupada pelos Romanos… Toda a Lutécia? Não! Um pequeno grupo de irredutíveis animais lutecianos, liderados por Ideiafix, resiste ainda e sempre ao invasor. E a vida não é nada fácil para o general Labieno e a corja de cães que tentam romanizar Lutécia…


Dois anos antes de Ideiafix encontrar Astérix e Obélix à saída de uma charcutaria de Lutécia em A Volta à Gália de Astérix, este primeiro álbum leva os leitores a percorrerem as ruas da cidade, permitindo-lhes descobrir desde as catacumbas do Palácio da Loba até à Grande Torre dos Pombos. Os pequenos e os grandes fãs dos nossos heróis gauleses vão encontrar neste álbum todo o humor e espírito de aventura que fazem o sucesso de Astérix, criado pelos geniais René Goscinny e Albert Uderzo em 1959.

Brevemente também em série televisiva, a estrear na RTP em setembro de 2022!

As personagens de Ideiafix e os Irredutíveis

Ideiafix
De uma inteligência viva, dotado de um faro sem igual, lidera o seu bando de irredutíveis animais na resistência contra a romanização de Lutécia.

Turbina
A cadela mais rápida de Lutécia! Infelizmente esquece-se dos planos de Ideiafix, assim que ele acaba de lhos explicar...

Glutonix
O fortalhaço do bando. Para ele, não há nada como atirar-se à corja de cães romanos para os mandar pelos ares! Também adora salsichas.

Ladina
Uma gata que conhece todos os cantos de Lutécia. Quando mostra as suas garras afiadas, os cães romanos nem sabem onde se hão de meter!

Noturnix
A coruja, vive com o druida Amnésix na floresta. Sonha ser druida como o dono e prepara poções que nunca têm os efeitos desejados!

Bronquitix
Um pombo luteciano muito, muito velho. Veterano das lutas gaulesas, foi ferido quando levava mensagens ao chefe gaulês derrotado, Camulógeno.

IDEIAFIX E OS IRREDUTÍVEIS

René Goscinny e Albert Uderzo sonharam nos anos 1970 com uma série protagonizada por Ideiafix, para a televisão e a edição. Um episódio de alguns minutos chegou até a ser realizado pelos Studios Idéfix. Hoje o sonho dos dois criadores é uma realidade, cujos desenvolvimentos Albert Uderzo teve o prazer de acompanhar, desde os alicerces deste novo universo até às primeiras imagens animadas.

Esta BD reúne os autores:

Jean Bastide
Nascido em 1982, Jean Bastide é um camaleão da banda desenhada!
Conseguindo fundir-se em estilos tão diferentes como os de Yslaire (desenhando a série derivada La Guerre des Sambre), Roba (retoma a série Boule et Bill a partir de 2016) ou Albert Uderzo, destaca-se também como um exímio colorista, tendo trabalhado em Les Indes Fourbes com Juanjo Guarnido, ou ainda na série Katanga. Um talento fora de série para este novo universo de cães lutecianos.

Philippe Fenech
Nascido em 1976, Philippe Fenech parece ter sido predestinado para desenhar animais, até pelo seu patronímico, que remete para a pequena raposa do deserto. Desenhou a série Tuff et Koala, que Albert Uderzo lhe deu a honra de prefaciar em 2004, tendo sublinhado o seu «desenho totalmente maleável, […] seduzido pelo talento deste jovem desenhador de que muito ouviremos falar.» Uma bênção! Não é pois de estranhar que, 17 anos mais tarde, o encontremos a desenhar Ideiafix e os Irredutíveis.

Os argumentistas
Os episódios deste primeiro álbum foram escritos por Jérôme Erbin e Yves Coulon, sob a supervisão do diretor-redator, e também argumentista, Matthieu Choquet (Miraculous, LastMan). Anteriormente ativo nas áreas do jornalismo e dos videojogos, Jérôme Erbin foi também o criador de Les Aventuriers de l’Intermonde, ao passo que Yves Coulon assinou o argumento do filme de animação Bécassine et le Trésor viking (2001), ou ainda Famille Pirate.

Ideiafix e os Irredutíveis Vol. 1
ISBN 9789892354712
Edição/Reimpressão 07-2022
Editor: Edições AsaI
Dimensões: 163 x 201 x 5 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 72

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
69,377,386