"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Virgílio Nogueiro Gomes premiado pela Academia Internacional de Gastronomia

A Academia Internacional de Gastronomia, com sede em Paris, atribuiu o Prémio de Literatura Gastronómica 2022 ao livro «À Portuguesa: Receitas em livros estrangeiros até 1900», da autoria de Virgílio Nogueiro Gomes.


Com uma vida dedicada à gastronomia, Virgílio Nogueiro Gomes é uma referência nesta área, e tem uma importante obra publicada. «À Portuguesa» é o seu livro mais recente, e foca um acervo de receitas com a designação «à portuguesa» que marcam presença em livros estrangeiros, até ao início do século XX.

Esta obra veio enriquecer o património da literatura gastronómica do nosso país, permitindo a historiadores, cozinheiros, amantes de cozinha e gastrónomos perceberem melhor a influência da cozinha portuguesa no mundo.

A Academia Internacional de Gastronomia reuniu em assembleia-geral no dia 29 de abril e anunciou agora, publicamente, a atribuição deste prémio a Virgílio Nogueiro Gomes. A candidatura do livro «À Portuguesa» a este prémio partiu da Academia Portuguesa de Gastronomia, que tem assento naquela organização internacional. O diploma deverá ser entregue ao autor em setembro, no Grémio Literário de Lisboa.

 

Virgílio Nogueiro Gomes já havia recebido, em 2015, o Grande Prémio Literatura Gastronómica, atribuído pela Academia Portuguesa de Gastronomia à obra «Dicionário prático da cozinha portuguesa».

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,899,931