"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

António Carlos Cortez vence Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho

Cerimónia de entrega do prémio realizar-se-á no próximo dia 20 de julho, na Biblioteca Ary dos Santos, em Sacavém. O autor vai receber um prémio monetário de 12.500 euros.

Foto: DR


O livro ‘Diamante’, do escritor António Carlos Cortez (D. Quixote) foi distinguido com o Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho.

Na decisão, tomada por unanimidade, o júri, composto por Cristina Robalo Cordeiro, Carlos Mendes de Sousa e José Viale, sublinha “o rico fazer poético” de António Carlos Cortez e justifica a atribuição do prémio com “o exemplar uso do idioma, assim como a inteligência rara na criação a nível de metapoesia, à conceção de belíssimos sonetos, aliás bem na linha clássica não isenta de audaciosa modernidade. De notar também os poemas em prosa, bem como a valorização do jogo sintático, retórico-textual, que já vem da obra anterior do poeta, em especial do seu livro Jaguar”.

A cerimónia de entrega do prémio realizar-se-á no próximo dia 20 de julho, na Biblioteca Ary dos Santos, em Sacavém. O autor vai receber um prémio monetário de 12.500 euros.

Nas anteriores edições, o Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho, distinguiu já os poetas Gastão Cruz, Fernando Guimarães e Nuno Júdice.

O Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores patrocinado pela Câmara Municipal de Loures, destina-se a galardoar anualmente uma obra de poesia em cada ano, em português e de autor português, publicado integralmente e em primeira edição.

António Carlos Cortez, nascido em Lisboa, em 1976, é poeta, ensaísta e crítico literário e é docente de Português e de literatura portuguesa, além de investigador do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM).

Publicou o seu primeiro livro de poesia em 1999. Recebeu o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores em 2011, com o livro ‘Depois de Dezembro’ (Licorne), na categoria de Melhor Livro de Poesia.

Na sua obra destacam-se livros como ‘O Nome Negro’ (2013), ‘Animais Feridos’ (2016), a antologia ‘A Dor Concreta’ (2016) – vencedora do Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes da Associação Portuguesa de Escritores em 2018 –, e ‘Jaguar’ (2019), distinguido em 2020 com o Prémio Literário Ruy Belo e o Prémio de Poesia António Gedeão/FENPROF.


in Renascença, 11 de julho de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,225,963