"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

António Lobo Antunes Doutor Honoris Causa da primeira Universidade do continente americano

O escritor António Lobo Antunes vai receber, na próxima sexta-feira, dia 22 de julho, o Doutoramento Honoris Causa da Universidade Nacional Mayor de San Marcos, no Peru, a primeira fundada no continente americano, em 1551, por decreto do Imperador Carlos V. 


A cerimónia terá lugar no Salão Nobre daquela Universidade e contará com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros – João Gomes Cravinho.

O despacho que delibera a atribuição de mais este importante reconhecimento da obra do maior escritor português vivo foi assinado, esta semana, por Jeri Ramón Ruffner, reitora da Universidade Nacional Mayor de San Marcos, uma das maiores e mais prestigiadas da América Latina, com mais de 2000 professores e perto de 35 mil alunos, por onde passaram alguns dos mais importantes nomes das letras peruanas, entre eles, César Vallejo, Alfredo Bryce Echnique e o Prémio Nobel da Literatura Mario Vargas Llosa.

Entre os seus doutorados honoris causa encontramos várias figuras de relevância e de dimensão universal, como o Papa João Paulo II, o General Charles de Gaulle, o antigo Secretário-Geral da ONU Ban Ki-Mon ou o poeta Pablo Neruda.

Relativamente a António Lobo Antunes, a proposta de atribuição desta distinção foi assinada por 22 professores de literatura e teve como primeiro subscritor o Presidente da Academia Peruana da Língua, o Professor Marco Martos. Antes de promulgada pela Reitora, foi aprovada pela Assembleia da Faculdade de Letras e Ciências Humanas, passando depois pela Assembleia da Universidade, onde também teve aprovação unânime. Todos os procedimentos se cumpriram num prazo record, o que, segundo uma declaração institucional da Cátedra de História da Cultura Portuguesa aí existente, “dá ainda mais relevo à distinção e mostra bem como a obra de António Lobo Antunes é conhecida e reconhecida na América latina”.

Na resolução que assinou, a reitora justifica o merecimento desta atribuição no facto de a obra de António Lobo Antunes significar “uma radical renovação do estilo narrativo em língua portuguesa”, testemunhando “as contradições da pós-modernidade e mostrando um elevado espírito critico, profundamente marcado pela memória da guerra colonial na qual combateu”. Segundo a mesma resolução, este doutoramento Honoris Causa justifica-se também porque António Lobo Antunes “é constantemente mencionado como candidato ao prémio Nobel da Literatura”.

O dia da cerimónia que realça, uma vez mais, a importância da obra de António Lobo Antunes coincide com a abertura da Feira Internacional do Livro de Lima, que este ano tem Portugal como país convidado de honra. No pavilhão português será apresentada uma peça de micro teatro baseada no livro Os Cus de Judas, adaptada e dirigida pela actriz peruana Yvonne Ydrogo, premiada internacionalmente e condecorada pelo Estado peruano, que se ofereceu voluntariamente para dirigir a peça, por ser uma grande admiradora da obra do escritor português.

A Dom Quixote aproveita a ocasião para informar, por outro lado, que o novo romance de António Lobo Antunes terá como título O Tamanho do Mundo e será publicado no próximo mês de outubro.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,217,419