"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Palmarés Curtas 2022

Chegou ao fim este fim-de-semana a 30ª edição do Curtas Vila do Conde e já são conhecidos todos os vencedores.


COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Grande Prémio
Nest, Hlynur Pálmason
Declaração do júri: Planos fixos elevados ao seu potencial máximo, com um laivo de humor sofisticado, suspense bem doseado e um sentido de timing preciso, este filme demonstra a arte do cinema enquanto exploração do tempo e do espaço na sua aceção mais pura.

Melhor Filme de Ficção
Cuerdas, de Estibaliz Urresola Solaguren
Declaração do júri: O prémio de Melhor Ficção vai para um filme que se caracteriza pelo desempenho dos protagonistas e pela localização do filme, que é um elemento central da narrativa e, ao mesmo tempo, simbólico da exploração da natureza e da humanidade. Com uma grande subtileza, a história evolui e leva-nos até ao momento que nos marca. Este filme sobre coragem civil, dignidade e o homo economicus impressionou-nos.

Melhor Documentário
Haulout, Evgenia Arbugaeva, Maxim Arbugaev
Declaração do júri: Por demonstrar, com comedimento e de forma épica, toda a violência e beleza da Natureza e por criar um momento belo de êxtase cinemático com o gesto da abertura de uma porta para uma paisagem animal.

Melhor Animação
Scale, de Joseph Pierce
Declaração do júri: Desenfreado e inabalável, vasculha o canto mais obscuro da mente humana com imagens trabalhadas e visões psicadélicas que permitem distorção, transformação e dissolução.

Candidatos Curtas Vila do Conde ao EFA
The Potemkinists, Radu Jude
Declaração do júri: Com uma estrutura aparentemente simples adequada para uma curta, e com um cerne profundo que questiona a autoridade da História, assim como os detentores dos direitos à sua interpretação, este filme utiliza o mundano para abordar tópicos incómodos de uma forma políticamente carregada, provocadora e irónica - tudo isto personificado num passeio até uma escultura grandiosa.

COMPETIÇÃO NACIONAL

Prémio Fundação INATEL+ Prémio Pixel Bunker para melhor Filme Português
Ice Merchants, João Gonzalez 
Statement do júri: Um conto engenhosamente original que se desenrola nas alturas, mas que ecoa profundamente no interior da sua humanidade afetuosa sobre os laços familiares e revela habilidade na criação de um storytelling esteticamente vibrante.

Prémio Kino Sound Studio para melhor realizador português
Aos Dezasseis, Carlos Lobo
Declaração do júri: Pela criação de imagens de forma clara e precisa, por dirigir os atores com sensibilidade e humanidade e por criar um dos melhores planos de abertura que o júri viu no festival

COMPETIÇÃO EXPERIMENTAL

Prémio Escola das Artes, Universidade Portuguesa para melhor filme
Darkness, Darkness, Burning Bright – Oraison, de Gaëlle Rouard
Declaração do júri: material, puede llevar a un estado de trascendencia. Como la confianza en la sabiduría de la materia puede llevarnos a un viaje con todos los seres.

Menção Honrosa
The Spiral, de María Silvia Esteve
Declaração do júri: Como el sonido y la imagen pueden conducir al interior de un estado complejo.

COMPETIÇÃO TAKE ONE!

Prémio Showreel+ Prémio Instituto Português do Desporto e da Juventude+ Prémio Restart + para melhor filme
Mistida, de Falcão Nhaga
Declaração do júri: O filme surpreende através do uso de uma linguagem clássica, carregada de grande naturalidade, dialogando entre silêncios onde a narrativa coloca as personagens e o próprio público, no lugar de revisitar um passado, através de uma história que atravessa uma herança colectiva e uma urgência do não desaparecimento de uma memória.

Prémio Blit para melhor realizador Take One!
Mistida, de Falcão Nhaga
Declaração do júri: Através de uma acção do dia a dia, o realizador leva-nos por uma viagem, onde plano a plano, de uma forma muito subtil, a narrativa se constrói, ganha forma através de uma grande relação de intimidade, onde o espaço envolvente nos é apresentado com grande cuidado e pormenor. Onde as próprias personagens são elas, também, o próprio espaço, tempo, ritmo e a história.

Menção Honrosa
Mesa Posta, de Beatriz de Sousa
Declaração do júri: Pelo seu trabalho de investigação, procurando novas linguagens e ferramentas para a construção de uma narrativa; pelo dinamismo e cuidado, que está presente na montagem.

PRÉMIO DO PÚBLICO

Prémio do Público Fricon para melhor filme da competição internacional
Ice Merchants, João Gonzalez

Prémio do Público SPA para melhor filme da competição nacional 
Garrano, de David Doutel e Vasco Sá

MUSIC VIDEOS

Pedro Pestana & Nils Meisel - Alento de Leonor Pacheco 
Declaração do júri: Para começar, a variedade de estilos é impressionante, tanto na música quanto nos visuais, com destaque para as animações. A escolha do vencedor foi tão árdua quanto natural, uma vez que tanto a música quanto o vídeo são de alto nível, e em especial a relação entre as duas dimensões.

MY GENERATION

The Glory Of Terrible Eliz, Eliška Kováríková e Adam Struhala

CURTINHAS

Prémio Curtinhas
Caiaque, de Solène Bosseboeuf, Flore Dechorgnat, Tiphaine Klein, Auguste Lefort, Antoine Rossi

1ª Menção Honrosa Curtinhas
2020: Odisseia 3º Esquerdo, de Ricardo Leite

2ª Menção Honrosa Curtinhas
Peixes Não se Afogam, de Anna Azevedo

+ INFO
Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,901,510