"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Os Fantasmas de Ferro"

Edição inédita em Portugal do romance do premiado escritor cubano Emerio Medina reforça colecção «romances de guerra e paz».


Depois de vencer alguns dos mais prestigiantes prémios literários da América Latina, como os cobiçados Prémio Ibero-Americano Julio Cortázar e Prémio Casa de las Américas, o romancista Emerio Medina é agora publicado pela primeira vez em Portugal. Os Fantasmas de Ferro é o título da obra que apresenta aos leitores portugueses a enorme elegância narrativa do escritor cubano. Ao mesmo tempo que explora, com agudeza e domínio literário absoluto, as idiossincrasias da Cuba dos nossos dias, o romance conta-nos a história de três amigos que vêem a sua amizade ser posta em causa por causa de uma suspeita de traição. Os Fantasmas de Ferro chega à rede livreira nacional e às principais plataformas de distribuição de ebooks , numa edição romances de guerra e paz com tradução de Luísa Mellid-Franco.

Os Fantasmas de Ferro de Emerio Medina fala-nos da angústia que o povo da cidade cubana de Preston enfrenta aquando do encerramento de uma central açucareira que deixa cinco mil pessoas, que dependiam, direta ou indiretamente dela, à sua sorte. Fala-nos de como a economia destruída de uma cidade pode mudar o curso natural das coisas. Fala-nos da perceção que as pessoas têm do ambiente que as cerca. Fala-nos, citando as palavras do professor e escritor espanhol Rafael del Águila Tejerina, dos «fantasmas de ferro, os inanimados, e os fantasmas de carne e osso, os mortos vivos que caminham e vagueiam neste romance».

Entre eles, estão os três protagonistas da obra: Manuel, Luisito e Martín, três amigos de longa data que veem a sua amizade fraturada e acabam por ser devorados, não só pela atmosfera social trágica que os rodeia, mas também pelos fantasmas de uma vingança desonrosa.

Excecional, desoladora, triste e, sobretudo, humana, a novela mereceu o aplauso do jornalista, crítico literário e escritor cubano, Amir Valle: «Poucos escritores em Cuba têm o toque narrativo, a plasticidade da palavra e a visualidade cénica com que Emerio Medina manifesta os seus universos e revela o carácter humano das suas personagens. […] Uma novela excecional, melancólica, triste e humana, ingredientes – já se sabe – das grandes obras da literatura universal.»

Um romance sobre os sonhos perdidos de Cuba, Os Fantasmas de Ferro chega à rede livreira nacional e às plataformas de distribuição de ebooks com a chancela da Guerra e Paz Editores e tradução de Luísa Mellid-Franco. Esta é uma edição romances de guerra e paz, coleção que reúne romances elegantes, intrigantes, extravagantes e sem fronteiras.

romances de guerra e paz

Os Fantasmas de Ferro
Emerio Medina
Tradução: Luísa Mellid-Franco
Ficção / Romance
232 páginas · 15x23 · 17,00 €

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,895,951