"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Os Fantasmas de Ferro"

Edição inédita em Portugal do romance do premiado escritor cubano Emerio Medina reforça colecção «romances de guerra e paz».


Depois de vencer alguns dos mais prestigiantes prémios literários da América Latina, como os cobiçados Prémio Ibero-Americano Julio Cortázar e Prémio Casa de las Américas, o romancista Emerio Medina é agora publicado pela primeira vez em Portugal. Os Fantasmas de Ferro é o título da obra que apresenta aos leitores portugueses a enorme elegância narrativa do escritor cubano. Ao mesmo tempo que explora, com agudeza e domínio literário absoluto, as idiossincrasias da Cuba dos nossos dias, o romance conta-nos a história de três amigos que vêem a sua amizade ser posta em causa por causa de uma suspeita de traição. Os Fantasmas de Ferro chega à rede livreira nacional e às principais plataformas de distribuição de ebooks , numa edição romances de guerra e paz com tradução de Luísa Mellid-Franco.

Os Fantasmas de Ferro de Emerio Medina fala-nos da angústia que o povo da cidade cubana de Preston enfrenta aquando do encerramento de uma central açucareira que deixa cinco mil pessoas, que dependiam, direta ou indiretamente dela, à sua sorte. Fala-nos de como a economia destruída de uma cidade pode mudar o curso natural das coisas. Fala-nos da perceção que as pessoas têm do ambiente que as cerca. Fala-nos, citando as palavras do professor e escritor espanhol Rafael del Águila Tejerina, dos «fantasmas de ferro, os inanimados, e os fantasmas de carne e osso, os mortos vivos que caminham e vagueiam neste romance».

Entre eles, estão os três protagonistas da obra: Manuel, Luisito e Martín, três amigos de longa data que veem a sua amizade fraturada e acabam por ser devorados, não só pela atmosfera social trágica que os rodeia, mas também pelos fantasmas de uma vingança desonrosa.

Excecional, desoladora, triste e, sobretudo, humana, a novela mereceu o aplauso do jornalista, crítico literário e escritor cubano, Amir Valle: «Poucos escritores em Cuba têm o toque narrativo, a plasticidade da palavra e a visualidade cénica com que Emerio Medina manifesta os seus universos e revela o carácter humano das suas personagens. […] Uma novela excecional, melancólica, triste e humana, ingredientes – já se sabe – das grandes obras da literatura universal.»

Um romance sobre os sonhos perdidos de Cuba, Os Fantasmas de Ferro chega à rede livreira nacional e às plataformas de distribuição de ebooks com a chancela da Guerra e Paz Editores e tradução de Luísa Mellid-Franco. Esta é uma edição romances de guerra e paz, coleção que reúne romances elegantes, intrigantes, extravagantes e sem fronteiras.

romances de guerra e paz

Os Fantasmas de Ferro
Emerio Medina
Tradução: Luísa Mellid-Franco
Ficção / Romance
232 páginas · 15x23 · 17,00 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,774,553