"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Serões nas Bibliotecas de Lisboa com atividades todo o verão

De 21 de julho a 16 setembro, as Bibliotecas Alcântara, Marvila, Orlando Ribeiro e de Palácio Galveias vão receber sessões de cinema, leitura, teatro e também tertúlias.

Biblioteca de Marvila © Natacha Cardoso/ Global Imagens

Quatro bibliotecas municipais, consideradas lugares emblemáticos da capital, vão abrir as portas ao evento Serões das Bibliotecas de Lisboa de 21 julho a 16 setembro. A programação inclui sessões de cinema, música, poesia e de leitura, assim como concertos, tertúlias, aulas e entre outras atividades.

A entrada é gratuita e as iniciativas vão realizar-se todas as quintas e sextas-feiras, das 18h00 até às 22h00, nas bibliotecas de Alcântara, Marvila, Orlando Ribeiro e Palácio Galveias.

Esta foi uma ideia da Câmara Municipal de Lisboa e "procura reafirmar o papel das bibliotecas municipais como espaços de fruição cultural, de lazer e de proximidade entre os diferentes públicos" lê-se em comunicado enviado às redações.

A primeira edição dos Serões das Bibliotecas de Lisboa vai contar "com a participação de diferentes parceiros que inspirados pela tipologia e espaço de cada uma das bibliotecas pensaram numa oferta cultural de proximidade adequada aos seus públicos e munícipes."

Na Biblioteca de Alcântara, as atividades começam a 21 de julho com o recital de música e poesia Muito mais que Maria. No dia 22 de julho, a biblioteca vai receber a Noite de Fado com a Associação Cultural O Fado. Na semana seguinte, dia 28 e 29, faz parte da programação uma aula de Yoga com Mariana Pacheco e uma biblioteca ao luar com livros espalhados pelo jardim e terraço.

Na Biblioteca de Marvila, no primeiro dia, haverá espaço para jogos de tabuleiro e depois, no segundo dia para uma visita à exposição Intimidades, com imagens de bairros diferentes e os seus moradores. No dia 28 julho, a biblioteca abre as portas para uma oficina de escrita criativa e no dia 29, repete-se uma noite de fado da Associação Cultural O Fado.

A Biblioteca Orlando Ribeiro no dia 21 de julho terá uma sessão de histórias para toda a família, seguido de uma oficina de Jogos Narrativos para a construção de uma história coletiva. No dia 22 de julho, a autora e psicóloga Daniela Carvalho apresenta o seu novo livro Tenho uma depressão em casa, o que faço agora?. No mesmo dia, haverá uma Oficina de Jogos Narrativos II. Nos dias 28 e 29 de julho, as atividades programas são Jogos de tabuleiro, Desenho à noite, uma conversa com João Morales e Tiago Salazar sobre aventuras e novamente jogos narrativos III.

Na Biblioteca Palácio Galveias, o primeiro dia conta a apresentação de 3 livros sobre objetivos de desenvolvimento sustentável de Tânia Oliveira e Tânia Marques e depois com um concerto do trio João Pedro Santos. No dia 22 julho, o espaço vai receber uma sessão de Histórias para toda a família, um concerto do Coro LGBTI e uma conversa com os bloggers Helder Gomes (Dia de Reflexão) e Carmen Garcia (A Mãe Imperfeita). Nos dias 28 e 29 de julho, o programa para a biblioteca Palácio Galveias é histórias em família, conversa com o realizador do filme Florbela, jogos de tabuleiro e para terminar uma sessão de poesia.

A programação está confirmada apenas até dia 29 de julho.


por Mariana de Melo Gonçalves in Diário de Notícias | 19 de julho de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,206,872