"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O que nos quis dizer afinal Herman Melville em "Bartleby, O Escrivão?"

Originalmente publicado em 1853, na revista literária norte-americana Putnam's, o conto Bartleby, O Escrivão – Uma História de Wall Street valeu a Herman Melville, escritor que viria a imortalizar-se com o portentoso romance Moby-Dick, uns módicos 85 dólares.


Estaria o autor, na época, longe de saber que aquela sua bizarra história de um anacrónico caso de recusa de trabalho valeria ao mundo uma «Indústria Bartleby» que, desde a redescoberta da obra, em 1924, tem vindo a originar todo o tipo de teorias interpretativas que alimentam os estudos melvilianos. O que nos quis dizer afinal Herman Melville com Bartleby, O Escrivão? Muito provavelmente, nunca saberemos. Certo é que nunca é demais recuperar este admirável e inaudito conto, que, uma vez lido, jamais abandona a nossa vida e o nosso imaginário. Motivos de sobra para que seja agora editado pela Guerra e Paz na sua inconfundível colecão de Clássicos. Numa tradução de Ana Relvas França, Bartleby, O Escrivão – Uma História de Wall Street estará disponível, quer na rede livreira nacional quer nas principais plataformas de distribuição de ebooks, a partir do próximo dia 26 de julho de 2022.

Em Bartleby, O Escrivão, somos guiados por um advogado-narrador que, precisando de mais um par de mãos no seu escritório, procura, com a contratação de um novo colaborador, influenciar positivamente os dois escrivães problemáticos que para ele trabalham: Nippers e Turkey. Encontrado o candidato considerado ideal, é-nos apresentado Bartleby, a personagem que dá título ao conto: um jovem pálido, com um ar de respeitável tristeza que, de imediato, realiza uma quantidade extraordinária de trabalho, como se quisesse devorar a documentação que lhe é confiada.

A aposta no reservado escrivão parecia vencedora, até ao dia em que Bartleby recusa um pedido do patrão dizendo, num tom de voz singularmente suave, mas firme: «Preferia não o fazer.» Essa seria a primeira de muitas recusas que o advogado iria ouvir. É que, ao longo da história, o jovem vai reduzindo cada vez mais a quantidade de tarefas que outrora executava com extrema eficácia e prontidão, repetindo, a cada pedido, sugestão, exigência ou súplica do advogado: «Preferia não o fazer». E mesmo quando questionado, sob ameaça de despedimento, do porquê de tais recusas, apenas responde, com indiferença desarmante: «Não compreende por si mesmo o motivo?»

Aqueles mantras ecoados à exaustão e as cada vez mais insólitas atitudes do trabalhador, primeiro de persistente relutância e depois de completa insanidade, dão corpo a uma narrativa em que a ironia, a surpresa e a sombra da tragédia se cruzam.

Bartleby, O Escrivão encerra em si um mistério que fez dele um dos textos mais estudados em todo o mundo, por estudantes, leitores, académicos como Harold Bloom, e escritores como Jorge Luís Borges. O que quis dizer-nos Melville? O que representa aquele jovem melancólico que decidiu, a dada altura, apenas responder à sua vontade? Porque é que o livro termina com a frase «Ah, Bartleby! Ah, Humanidade!»? Dúvidas que têm vindo a gerar todo o tipo de teorias interpretativas: religiosas, políticas, revolucionárias, fraternais, conjugais, alegóricas, filosóficas, sociológicas, psicológicas, irónico-cómicas, entre tantas outras.

Algumas delas, constam dos textos que nos ajudam a compreender melhor esta obra desta nova edição da Guerra e Paz, nos quais se tenta explicar esta bizarra, mas fascinante obra de Herman Melville.   

Clássicos Guerra e Paz

Bartleby, O Escrivão – Uma História de Wall Street
Herman Melville
Ficção / Romance Estrangeiro
80 páginas · 15x23 · 12,00€
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,916,637