"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festival Internacional de Música de Marvão oferece programação "eclética"

Oitava edição do FIMM decorre até dia 31 de julho com mais de quatro dezenas de concertos e outras atividades culturais.


A 8.ª edição do Festival Internacional de Música de Marvão (FIMM), no distrito de Portalegre, arranca esta sexta-feira com a “promessa” de apresentar uma programação “eclética” de atividades paralelas, para “acompanhar” os mais de 40 concertos anunciados.

“Apesar de ser um festival com uma orientação programática eminentemente clássica, ele procura sempre ser eclético no resto do programa que reúne, especialmente nas atividades paralelas que organizamos”, disse esta quinta-feira à agência Lusa o diretor executivo do FIMM, Daniel Boto. “Este ano temos um recorde de atividades paralelas, pois, para além da parte da música, temos visitas guiadas, exposições de arte contemporânea, eventos gastronómicos, entre outras iniciativas”, sublinhou.

A partir desta sexta-feira e até ao dia 31 deste mês, cerca de 600 artistas, oriundos de cerca de 20 países, vão marcar presença no FIMM, evento promovido pela associação Marvão Music. Além de músicos portugueses, o festival vai acolher artistas oriundos da Bielorrússia, Coreia do Sul, Hungria, Bulgária, China, Rússia, Moldávia, Países Baixos, Suíça, França, Espanha, Reino Unido e Alemanha, entre outros.

Com direção artística de Christoph Poppen e Juliane Banse, a edição de 2022 do festival espera acolher “mais de 15 mil visitantes” ao longo da sua duração. De acordo com a Marvão Music, associação sem fins lucrativos reconhecida em 2021 com o Estatuto de Utilidade Pública, a edição deste ano do FIMM é formada por um “programa extenso e variado”, com “mais de 40 concertos e outros eventos”, que decorrerão ao longo dos últimos 10 dias deste mês. Os concertos e eventos associados vão decorrer em 13 espaços diferentes nos concelhos de Marvão, Portalegre, Castelo de Vide e Valência de Alcântara (Espanha).

O programa prevê a presença de vários coros e de duas orquestras nacionais e internacionais, música de câmara, incluindo concertos para crianças, ensaios abertos ao público, eventos gastronómicos, exposições de arte e instalações sonoras, visitas guiadas e outras atividades participativas, tais como aulas de desenho inspiradas pela música e pela natureza, sendo muitas delas de acesso gratuito.

Orquestra de Câmara de Colónia, Orquestra Sem Fronteiras, Jovem Orquestra Portuguesa, Orquestra XXI, Coro Ricercare, Coro de Câmara 4 de Orlando, Trio Amatis, Trio Sitkovetsky, Ludovice Ensemble, Merell Quartett, Novus String Quartet, Helianthus Ensemble, Juliane Banse, David James, Konrad Jarnot são algumas das formações, projectos e músicos que vão passar pelo festival.

Ao todo, realizarão mais de 20 concertos de música de câmara, sete concertos de orquestra, três concertos corais, um jantar musical, um cine-concerto, um espetáculo de canto e dança, quatro exposições de arte e outros eventos paralelos, duas visitas guiadas e 15 espetáculos e outras atividades de acesso e participação gratuitos.


por Lusa e Público | 21 de julho de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Exposições

Summer crush

Espaço Exibicionista 19 Abr a 18 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,879,951