"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mbaraeté é o segundo single do indígena Owerá editado pela Natura Musical

Canção já teve trecho apresentado no especial 2022, da HBO Max, na América Latina, em participação ao lado de Caetano Veloso.


Mbaraeté
 é a nova música de Owerá, indígena da etnia Guarani Mbya, que vive na Aldeia Krukutu, no sul da cidade de São Paulo, Brasil. A canção é o segundo single do disco que será editado dia 19 de agosto, em uma parceria da agência Café8 com a Natura Musical, e leva o mesmo nome da faixa, que significa resistência. Talvez, muitos a identifiquem quando ouvir, pois é a música que Owerá apresentou um trecho ao lado de Caetano Veloso, no especial 2022, lançado pela HBO Max na América Latina, no início deste ano. Ouça aqui.

Com participação de Pará Retê, sua companheira, a música traz uma mensagem para os povos indígenas se fortalecerem frente às ameaças e à destruição da natureza, que se intensificou durante o governo de Bolsonaro. Rimando em guarani, característica do movimento Rap Nativo, que Owerá levanta bandeira ao lado de OzGuarani e Brô MC´s, ele faz um chamado, um apelo, um grito de resistência: “é a resistência da luta, da espiritualidade, resistência da floresta e dos animais. Essa música, não à toa, é o nome do disco, pois ela representa a mensagem que deixo para os povos indígenas: resistência, sempre”, comenta o artista.

Na produção musical, Owerá assina parceria com Rod Krieger, artista e produtor brasileiro que desde 2019 vive em Portugal. “Com certeza foi um trabalho que, mesmo acontecendo com um oceano entre nós, me fez aprender bastante. Demoramos quase dois anos para finalizar o disco, mas valeu a pena. Sei que o Rod aprendeu algumas coisas também, inclusive nos dias que ele esteve aqui na aldeia. Foi uma experiência diferente pra mim e pra ele que deu certo”.

Os instrumentos foram registados por Rod no estúdio Magic Beans, localizado numa aldeia em Leiria, no interior de Portugal, já a voz de Owerá foi captada na produtora, Bico do Corvo, em Diadema, pelo técnico de som Nicolas Silva, acompanhado por Rod. E a voz de Pará Retê foi gravada na Aldeia Krukutu, por Owerá. A mix é de Nikolas Gomes e a masterização de Isadora Nocchi Martins.

O projeto de Mbaraeté foi selecionado pelo programa Natura Musical, através do Edital 2020, ao lado de nomes como Linn da Quebrada, Bia Ferreira, Juçara Marçal e Rico Dalasam. Ao longo de 17 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 150 projetos no âmbito nacional, como Lia de Itamaracá, Mariana Aydar, Jards Macalé e Elza Soares. “Nós acreditamos no impacto transformador que a música pode ter no mundo. E os artistas, bandas e projetos de fomento à cena selecionados pelo edital Natura Musical têm essa potência de mobilizar o público na construção de um mundo mais bonito, cada vez mais plural, inclusivo e sustentável”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding. 

Instagram
Facebook
Youtube
TikTok

SOBRE OWERÁ 
OWERÁ vive na Aldeia Krukutu, na região de Parelheiros, no sul da cidade de São Paulo, tem 21 anos e ficou conhecido como o indígena que abriu a faixa “Demarcação Já” na abertura da Copa do Mundo de 2014, minutos antes de Brasil e Croácia começarem o jogo. 

Desde então, ele estrelou o documentário My Blood Is Red (Prime Video /Vimeo On Demand) com Criolo e Sônia Guajajara, lançou o EP My Blood Is Red (Needs Must Film, 2017), o álbum Todo Dia É Dia de Índio (Bico do Corvo, 2018), além de vários singles como Demarcação Já - Terra Ar Mar feat Criolo (Matilha Cultural, 2019), Xondaro Ka’aguy Reguá (independente, 2020) e Jaguatá Tenondé (Let’s Gig, 2021), com o qual Owerá deixou de lado as rimas do RAP e apresentou um ritmo característico da cultura guarani, conhecido como música de rezo. Importante destacar também o cypher Resistência Nativa (Matte Records, 2021), em parceria com o Oz Guarani e Brô MC´s e Resistir Pra Existir (Café8, 2022), que tem Kelvin Mbarete (Brô MC’s) como beatmaker/produtor musical.

Owerá representou o Brasil, ao lado de Daniela Mercury, na comemoração dos 50 anos do Dia Internacional dos Direitos Humanos, em evento promovido pela ONU da América Latina, em 2020 (veja aqui). Neste ano, Owerá também foi vencedor, ao lado de Marcelo D2, Coletivo Imune e João Gordo, do Prêmio Arcanjo de Cultura, na categoria Música - aqui.

O artista também tem parceria com Alok - em breve, vão lançar uma música com título a ser definido, mas enquanto isso, fizeram a cerimônia de abertura do festival mundial Global Citizen 2021, direto da Amazônia - assista aqui. Ano passado também ganhou destaque no site da The White Feather Foundation, fundação de Julian Lennon, que apoia comunidades indígenas pelo mundo - veja aqui, foi citado pelo blog do Youtube como um dos cinco criadores indígenas de destaque - aqui -, participou da Mostra Museu, com curadoria de Pedro Henrique França, e estrelou o especial Falas da Terra, da Rede Globo - assista aqui -, ao lado de nomes como Ailton Krenak, Daniel Munduruku, Djuena Tikuna, etc. No final do ano, estampou a edição especial da Wired - Festival Brasil, que elencou os 50 nomes mais criativos de 2021 - aqui.

Para 2022, prepara o disco Mbaraeté (resistência, em guarani), que será lançado em parceria com a Natura Musical.

Sobre Natura Musical 
Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 184 milhões no patrocínio de mais de 560 projetos - entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2021, o edital do Natura Musical selecionou 33 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 280 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de shows, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos.

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,953,877