"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Sonhar Feito Planta" é o segundo single do álbum O Destino do Clã, projeto de três cantautores brasileiros

GUSTAVITO, LUIZGA e NANAN preparam o lançamento do disco O Destino do Clã para o segundo semestre de 2022.


Depois do single de estreia, Que Cor Tem Lá, é revelado o segundo avanço de O Destino do Clã, projeto que nasce do encontro de Luizga, Gustavito e Nanan, três cantautores estabelecidos no cenário musical brasileiro e com larga circulação internacional. Sonhar Feito Planta, já pode ser ouvido em formato de lyric video aqui, e nas plataformas de streaming aqui.

Em linha com a abordagem minimal do primeiro single, Sonhar Feito Planta é cantada a três vozes e tocada a dois violões e um baixo acústico, um reflexo da gravação do disco em condições elementares, nno interior do estado de Minas Gerais, no centro do Brasil. Além dos instrumentos, foram utilizadas sementes e folhas da vegetação nativa para registrar a percussão do tema.

Escrita por Luizga, também conhecido como Luiz Gabriel Lopes, Sonhar Feito Planta já havia sido lançada no seu disco a solo de 2021, SÓIS, mas recebe aqui uma roupagem acústica completamente nova, com arranjos assinados pelos três compositores.

A letra versa sobre os “ciclos da vida na perspetiva de observação do reino vegetal”, diz Luizga, utilizando a imagem de uma “planta que enraíza, cresce, dá flor e fruto, para depois secar e morrer” como símbolo da “superação dos desafios”. O tema contribui, assim, para acentuar a “temática existencialista do disco”, que assume “a perspetiva do planeta, das águas e das plantas”.

O Destino do Clã foi gravado em abril de 2021, numa residência artística de uma semana “dentro de um pequeno quarto, sem isolamentos acústicos e com a ambientação do bioma do cerrado brasileiro” da Lapinha da Serra, uma área natural protegida do estado de Minas Gerais.

O disco marca um momento único nas carreiras dos três compositores, que conduzem trajetórias separadas que se cruzaram nesta celebração de uma visão musical conjunta. O Destino do Clã, do qual já foram lançados os singles Que Cor Tem Lá e Sonhar Feito Planta, está agendado para lançamento no segundo semestre de 2022.

FICHA TÉCNICA: 
Luizga – Voz, violão, composição, arranjos
Nanan – Voz, violão, sementes, arranjos
Gustavito – Voz, baixo, folha de barbatimão, arranjos

  


SOBRE O DESTINO DO CLÃ:

Luizga é autor de cinco discos em nome próprio – Passando Portas (2010), O Fazedor de Rios (2015), MANA (2017), Presente (2020) e SÓIS (2021) – com os quais se apresenta, desde 2010, nos palcos da América Latina, Estados Unidos, Ásia e Europa, incluindo duas passagens por Portugal no FMM Sines (em 2011 e 2016). Herdeiro das linhagens da MPB, do folk e das músicas do mundo, brotam das suas músicas ritmos tradicionais brasileiros em harmonia com um espírito pop de vanguarda. Herdeiro das linhagens da MPB, do folk e das músicas do mundo, brotam das suas músicas ritmos tradicionais brasileiros em harmonia com um espírito pop de vanguarda.
Facebook – Instagram – YouTube

Gustavito é um velho conhecido da cena musical do estado de Minas Gerais, onde há 10 anos atua a solo – assina os discos Só o Amor Constrói (2012), Quilombo Oriental (2015), e Universo Reflexo, com Thiago Braz (2019), além do álbum de música medicinal AHO AHA (2021) – ou com o bloco carnavalesco de fusão Pena de Pavão de Krishna, de Belo Horizonte. Além de uma passagem pelo FMM Sines, tocou um pouco por todo o continente americano, tendo já partilhado o palco com o tropicalista Tom Zé.
Facebook – Instagram – YouTube

Nanan é músico, ambientalista, professor e integrante dos coletivos Playing for Change e Kosmik Band, com os quais tem criado pontes e derrubado muros entre povos e culturas. Estreou-se em nome próprio com Essência: Perfume da Vivência (2013), e, com Movimento: Manifesta Sentimento (2019), atingiu reconhecimento mundial com o single Casa da Floresta. A digressão do disco passou por países da América do Sul e da Europa, levando uma música que respira organicidade e espiritualidade.
Facebook – Instagram – YouTube

Juntos, criaram O Destino do Clã, um projeto que abraça a “linhagem espiritual da MPB”, colocando-a em diálogo com os valores das culturas indígenas, do ocultismo e da comunhão com a natureza – uma "louvação da ancestralidade sul-americana, recriada em canções que reverenciam este rico território de conhecimento e sabedoria, onde a integração do homem ao meio é o fundamento que rege todas as relações."

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,878,028