"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Novo filme de Cláudia Varejão estreia em Veneza

O mais recente filme da realizadora Cláudia Varejão, "Lobo e Cão", vai ter estreia absoluta na 79ª edição do Festival de Veneza, que se realiza de 31 de agosto a 10 de setembro. 


Com produção da Terratreme e coprodução da francesa La Belle Affaire, esta longa-metragem de ficção integra a secção Giornate degli Autori. Rodado na Ilha de São Miguel, nos Açores, com um elenco de actores não-profissionais, o filme leva-nos a conhecer a realidade insular através de Ana, o seu grupo de amigos e a sua família. Lobo e Cão cruza realidade e ficção, numa ode à comunidade queer desta ilha.

"Lobo e Cão é a silhueta do meu mundo interior mas é também o resultado da longa pesquisa que fiz com jovens e habitantes da ilha de São Miguel provenientes de circunstâncias diversas e cujas suas histórias em muito contribuíram para a narrativa e forma do filme. Sendo a realidade o universo primordial do meu olhar filmográfico, é também esse o território onde me movi ao longo de todo o processo de feitura do filme: os actores não são profissionais, a equipa técnica e artística é composta por diversos elementos locais e o envolvimento da comunidade local é a trave mestra da obra.", afirma Cláudia Varejão, realizadora de Lobo e Cão e de outras obras como Amor Fati (2019), Ama-San (2016) ou No Escuro Descalço os meus Sapatos (2016).

Lobo e Cão
Ficção / DCP / 111’ / 2022

SINOPSE
Ana nasceu em São Miguel, uma ilha no meio do Oceano Atlântico marcada pela religião e tradições. É a filha do meio de três irmãos. Vivem com a mãe e com a avó. Ana percebeu cedo que as raparigas têm tarefas distintas das dos rapazes. Através da sua amizade com Luís, o seu melhor amigo que tanto gosta tanto de vestidos como de calças, Ana questiona o mundo que lhe foi prometido. Quando a sua amiga Cloé chega do Canadá, trazendo consigo os dias brilhantes da juventude, Ana embarca numa viagem que a levará a atravessar a linha do seu horizonte. Repleta de desejo e liberdade, a luz de Lobo e Cão revelará a Ana o mar certo para navegar. Lobo e Cão é uma encantada ode à comunidade queer da ilha onde o brilho crepuscular atravessa o imenso Oceano Atlântico.

FICHA TÉCNICA 
Argumento e realização CLÁUDIA VAREJÃO 
Colaboração na escrita LEDA CARTUM 
1º Assistente de Realização EMÍDIO MIGUEL 
Anotação ANDRÉ GODINHO 
Fotografia RUI XAVIER 
1º Assistente Imagem AFONSO MARMELO 
Chefe Electricista RODRIGO DRAY 
Direcção de Som OLIVIER BLANC 
Direcção de Arte NÁDIA HENRIQUES 
Decoração MARIA RIBEIRO 
Direcção de produção CELESTE ALVES
Chefe de Produção MIGUEL PERDIGÃO 
Montagem JOÃO BRAZ BFE 
Montagem de Som HUGO LEITÃO 
Mistura de Som BRUNO TARRIER 
Correcção de Cor JULIA MINGO 
Design AS ILHAS 
Produtor JOÃO MATOS 
Co-Produtor JÉRÔME BLESSON 
Produção TERRATREME FILMES & LA BELLE AFFAIRE PRODUCTIONS 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,201,899