"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cágados libertados na Fonte da Benémola para preservar biodiversidade

Decorreu na Paisagem Protegida Local da Fonte da Benémola uma ação de libertação de 9 cágados, reabilitados pela equipa do Porto d’ Abrigo do ZOOMARINE, e que foram devolvidos ao meio natural.


Os animais - Spoon, Tapio, Tan, Tarzan, Timon, Tércio, Tazo, Txikia e Tiny – entram agora numa nova fase da sua vida nesta área protegida, local onde existe a distribuição identificada da espécie.

Todos os cágados agora libertados pertencem a uma das espécies endémicas de cágados que ocorrem em Portugal - cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) - com estatuto de proteção, embora não se encontre ameaçado. De salientar que as principais ameaças para os cágados nativos são a destruição, alteração e poluição do seu habitat, as capturas ilegais com fins comerciais e a introdução de espécies exóticas invasoras, em particular da tartaruga-da-flórida (Trachemys scripta).

Importa ainda referir o facto desta ação ter sido concertada entre várias entidades: o Centro de Reabilitação de Espécimes Aquáticas do ZOOMARINE, o Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Câmara Municipal de Loulé. A Autarquia é, de resto, a entidade gestora daquela área protegida que acompanhou e apoiou no terreno esta devolução, contando com a participação, para além da equipa do ZOOMARINE diretamente envolvida na recuperação dos animais, de um residente da área protegida e de uma equipa de vigilantes da natureza do ICNF, sob o olhar curioso de visitantes que presenciaram alguns dos momentos. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,919,887