"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Rocío Márquez e Bronquio lançam novo álbum "Tercer Cielo"

'Tercer Cielo' é o novo álbum que junta Rocío Márquez, uma das mais relevantes vozes do flamenco contemporâneo, e o produtor de música eletrónica Santi Bronquio. 


O disco já está disponível em todas as plataformas digitais.

Entre o passado e o futuro, entre a memória e o desejo, existe uma zona tão frágil como rica, um paraíso no limiar. Foi neste lugar sagrado que a 'cantaora' andaluza Rocío Márquez e Bronquio, um dos protagonistas da música eletrónica espanhola, se encontraram para criar 'Tercer Cielo', um álbum que mergulha no desconhecido e ao fazê-lo, cria uma nova linguagem.

O ponto de partida é o flamenco. Encontram-se estruturas rítmicas, líricas e melódicas de bulerías, rumba, pregón, seguiriyas, tangos, garrotín, milonga, debla, toná, soleá ou verdiales. Cada um destes palos é depois trabalhado segundo diferentes estilos de música electrónica, como o techno, o electro ou o break. O resultado é uma colisão eletrizante entre o passado e o futuro, que transcende géneros musicais e que
 tem sido apontado em Espanha como um dos álbuns do ano.

O novo disco tem também reunido enormes elogios pela sua apresentação ao vivo, que pode acontecer essencialmente em dois formatos: um para teatros, composto de encenações com direcção artística de Emilio Rodri?guez Cascajosa e Juan Diego Marti?n Cabeza, e outro mais clássico, cantado e tocado, para apresentações ao ar livre e em festivais.

Dona de uma voz e de um virtuosismo raros, Roci?o Ma?rquez e? um dos nomes mais importantes do flamenco contemporâneo e uma presença assídua nos palcos portugueses. A sua discografia deixa evidente o amor pela tradição deste género, mas também a necessidade de ampliar os seus limites. Em 2020, Márquez arrecadou o prestigiado Les Victoires du Jazz na categoria Melhor Álbum de Músicas do Mundo e desde então atuou em várias cidades portuguesas: Águeda (Festim, 2019), Lisboa (CCB, 2020), Porto (Casa da Música, 2020), Funchal (Teatro Municipal Baltazar Dias, 2021), Lagos (Centro Cultural de Lagos, 2021) e Braga (Theatro Circo, 2022).

  

‘Um álbum destinado a marcar uma era’
EL PAÍS

'Um trabalho irrepetível que marcará um antes e um depois,
abrindo novas portas ao flamenco e à música electrónica'

MONDO SONORO - 10/10

'Um álbum destinado a fazer história'
ROCKDELUX

'Um dos discos do ano'
ABC

“O concerto de Rocío Marquez e Bronquio pôs em cena a história de uma transformação: a do cante flamenco em busca de quebrar todos os seus limites para se tornar de novo naquilo que sempre foi, uma arte que tem nas suas raízes a sua própria impureza. Aqui o flamenco vem misturado com a música electrónica e leva-nos pela mão até ao paraíso. Terminamos com um intenso desejo de mais festa, aplaudindo esta experiência da qual não queremos sair. Márquez e Bronquio construíram aqui algo de muito grande”
DIARIO SUR


OUVIR 'TERCER CIELO'
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,114,796