"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Trilho Panorâmico do Tejo homologado: à beira-rio entre Constância e Vila Nova da Barquinha

São cerca de 10 km de trilho, resultado da requalificação de um antigo caminho, com Almourol como ícone. Inaugurado em fevereiro acaba de ser homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

CM VN Barquinha/Persio Basso


Um trilho que promete muitas belezas naturais e descobertas pelas vilas, acompanhando a beira-rio que liga Constância e Vila Nova da Barquinha. É uma das grandes novidades do ano na zona do Zêzere-Tejo, a par com a nova praia fluvial de Constância.

O Trilho Panorâmico do Tejo, que nasce da requalificação de um antigo caminho, foi inaugurado em fevereiro e, segundo a autarquia de VN da Barquinha, já foi “percorrido nos últimos meses por milhares de entusiastas do desporto na natureza”.

Agora, o trilho (GR12 E7 - Grande Rota do Tejo - Etapa Panorâmica do Tejo – Almourol), foi por fim homologado. “A Carta de Homologação do percurso, emitida pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, tem validade de cinco anos”, informa a autarquia.

Do projeto de requalificação, pela margem direita do Zêzere, faz parte a melhoria do acesso ao Cais Pai-Avô, na freguesia de Praia do Ribatejo, com “um pavimento de calçada para acesso ao rio”, permitindo “resistência e condições de circulação pedonal e viária”, “o acesso de pessoas e veículos ao rio Tejo, com vista à recolha e largada de embarcações de pequena e média dimensão”, resumia-se na altura do lançamento do projeto.

Incluídas também “estruturas para estadia dos pescadores”, com espaços ideais para “repouso e contemplação da paisagem ribeirinha”.

O trilho, com cerca de 10,5km, inclui “passadiços, corrimões, miradouros e áreas de lazer ao longo de toda a extensão” e pode ser feito a caminhar ou pedalar. Um dos momentos altos é, claro, a passagem pelo Castelo de Almourol.

Mas há outras atrações para visitar, como o Fluviário Foz do Zêzere, a Igreja Matriz de Tancos, o Parque de Escultura Contemporânea ou o Centro de Interpretação Templário.


por Fugas in Público | 30 de julho de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,191,310