"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Filme sobre o livro "Novas Cartas Portuguesas" estreia-se em outubro no DocLisboa

A direção do DocLisboa revelou os primeiros filmes da programação da 20.ª edição e, entre eles, está o documentário O Que Podem as Palavras, das realizadoras Luísa Sequeira e Luísa Marinho.

O mural dedicado às "Três Marias" pintado por Elton Hipólito em Vila Nova de Cerveira_Elton Hipólito/Instagram


O documentário O Que Podem as Palavras, sobre o livro Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, terá estreia mundial em outubro, no Festival Internacional de Cinema DocLisboa, foi agora anunciado.

“O filme coloca as escritoras portuguesas Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa em diálogo, enquanto refletem sobre o processo criativo e o impacto da singular obra literária Novas Cartas Portuguesas nas suas vidas e no movimento feminista no contexto internacional”, refere a sinopse. O documentário, que cruza imagens de arquivo e depoimentos das três autoras, conta ainda com as participações de Ana Luísa Amaral, Gilda Grillo e Adelino Gomes.

A obra Novas Cartas Portuguesas foi escrita em 1971 por Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, e nela as autoras denunciavam a guerra colonial, as opressões a que as mulheres eram sujeitas, um sistema judicial persecutório, a emigração e a violência fascista.

O livro, que se assumiu como um libelo contra a ideologia vigente na ditadura, no período pré-25 de Abril, foi publicado em Abril de 1972 e banido três dias depois pelas forças desse regime, por “conteúdo insanavelmente pornográfico e atentatório da moral pública”.

Por causa desta obra, as autoras, designadas popularmente como “Três Marias”, chegaram a ir a julgamento, que teve início a 25 de outubro de 1973, e só não foram condenadas porque, após sucessivos incidentes e adiamentos, se deu a Revolução de 25 de Abril de 1974.

O impacto internacional da obra deu-se pouco depois da sua divulgação pela escritora Simone de Beauvoir e pelo conhecimento público do processo de que estavam a ser alvo, com a cobertura do julgamento feita por meios de comunicação internacionais, manifestações feministas em frente a várias embaixadas de Portugal no estrangeiro e a defesa pública da obra e das autoras por várias personalidades internacionais, como Marguerite Duras, Doris Lessing, Iris Murdoch e Delphine Seyrig. Estas acções levaram a que o caso fosse votado, em junho de 1973, numa conferência da National Organization for Women, em Boston (EUA), como a primeira causa feminista internacional.

O documentário O Que Podem as Palavras, dedicado à obra e às três autoras, terá estreia no DocLisboa na secção Heart Beat.

Neste mesmo programa, o festival anunciou outros quatro filmes: DIO: Dreamers Never Die, sobre o músico Ronnie James Dio; Dreaming Walls, sobre o mítico Hotel Chelsea, em Nova Iorque; Still Working 9 to 5, dedicado ao filme de 1980 protagonizado por Jane Fonda, Dolly Parton e Lily Tomlin, sobre a novela de Patricia Resnick, com realização de Colin Higgins; e Dancing Pina, sobre o trabalho de duas companhias de dança em torno da obra da coreógrafa Pina Bausch.

O DocLisboa revelou ainda alguns dos filmes da programação Da Terra à Lua, entre os quais Everything Will Be OK, de Rithy Panh, sobre democracia e totalitarismo, feito apenas com recursos a pequenas figuras e bonecos, e que foi premiado este ano em Berlim. O realizador cambodjano Rithy Panh estará em Lisboa a convite do DocLisboa.

Em Lisboa estarão também a realizadora brasileira Maria Augusta Ramos, com o filme Amigo Secreto, que segue o caso de investigação jornalística Vaza Jato, e o antropólogo franco-brasileiro Vincent Carelli, a propósito do filme Adeus, Capitão, co-realizado com Tatiana Almeida, sobre Krohokrenhum, um líder indígena do povo gavião, do estado brasileiro do Pará.

A estes filmes, na secção Da Terra à Lua, juntar-se-ão ainda The Fire Within: Requiem for Katia and Maurice Krafft, documentário de Werner Herzog dedicado a um casal de vulcanologistas franceses, e To the End, de Rachel Lears, sobre quatro ativistas ambientais e a proposta do Green New Deal sobre alterações climáticas nos Estados Unidos.

O DocLisboa decorrerá de 6 a 16 e outubro.


por Lusa e Público | 3 de agosto de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,913,500