"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Novo Lançamento - The Foundation (Classical Guitar Works by Fernando Sor, Op.60)

“The Foundation” é um álbum de guitarra a solo de Ricardo Alves Pereira. É uma coleção integral de obras publicadas em 1836, conhecidas como Introduction à l'Étude de la Guitare, Op.60, escritas pelo compositor e guitarrista virtuoso Fernando Sor, um dos músicos mais famosos do período clássico e romântico.


O Op. 60, inclui 25 obras de nível de dificuldade progressiva, contendo as fundações da técnica e musicalidade da guitarra clássica. Paralelamente a esta riqueza já enraizada na música, Ricardo Alves Pereira apresenta cada peça com um novo título para partilhar uma mensagem adicional construída em torno da ideia de que uma base sólida não passa apenas por ferramentas intelectuais, mas também pela experiência humana.

Fernando Sor (1778-1839), foi considerado o melhor guitarrista do mundo, pois o seu virtuosismo, musicalidade e habilidade composicional estavam além de qualquer dos seus contemporâneos. Sor deixou uma longa coleção de obras, muitas das quais são interpretadas com frequência hoje em dia tanto por guitarristas profissionais como por estudantes dedicados. O percurso da guitarra clássica de Ricardo Alves Pereira incluiu muitas atuações do repertório de Sor, à qual Ricardo se ligou profundamente, o que torna o álbum The Foundation uma dedicação pessoal a Fernando Sor.

“The Foundation” foi gravado com uma guitarra clássica feita para Ricardo Alves Pereira em 2009 pela luthier espanhola Ana Espinosa.

SOBRE RICARDO ALVES PEREIRA
Galardoado guitarrista, Ricardo Alves Pereira está profundamente envolvido em muitos aspectos da música. Ricardo é um artista dedicado a gravações em estúdio, sendo um dos produtores de álbuns mais prolíficos da nova geração. A sua paixão pelo ofício é ouvida num leque musical muito variado que inclui música clássica para guitarra, repertório medieval e renascentista tocado em instrumentos históricos como o alaúde e a vihuela, e obras modernas para guitarra escritas pelo próprio.

Ricardo Alves Pereira leva ousadamente os seus ouvintes a imaginar histórias através de narrativas musicais, conceito e técnica que desenvolveu ao longo dos anos como solista. Dentro das narrativas musicais, as obras musicais são apresentadas com um conteúdo paralelo único em forma de palavra, distribuído ao longo da performance, guiando o ouvinte a vivenciar uma nova interpretação da história que a música tem a apresentar. Esta metodologia cativou ouvintes por toda a Europa, durante os seus concertos a solo, em ensemble, e com orquestra.

Ricardo estudou com os mais renomados guitarristas clássicos, alguns dos quais são Duo Melis, Zoran Dukic e Margarita Escarpa. Possui mestrado em guitarra clássica e investigação artística pelo Conservatório Real de Haia (Holanda), sob a Bolsa de Excelência do conservatório. Recebeu ainda a Matrícula de Honra pela obtenção da habilitação máxima no grau de licenciatura em guitarra clássica pelo Conservatório Superior de Música de Vigo (Espanha).

Ricardo está também nos bastidores de toda a música que produz, em papéis que vão desde a criação de arranjos e engenharia de som até o design visual. Juntamente com Esin Yardimli Alves Pereira, gerenciam a sua própria editora de música independente, CordaSonora, que tem sido o outlet artístico dos vários géneros musicais destes dois multi-instrumentistas nos últimos anos.

Ricardo Alves Pereira é o co-fundador do grupo de música antiga TWB Ensemble (também conhecido como The Wandering Bard) e o fundador do Leyriath Assemblage, um projeto de literatura fantástica inspirado na música, mitos e tradições regionais da Península Ibérica. Um dos seus últimos lançamentos digitais “Leyriath, of Music and Legends: Cantigas de Santa Maria (Alfonso X)” tornou-se um dos álbuns de maior sucesso dedicados à era medieval, sendo ouvido por 200.000 indivíduos no primeiro ano do seu lançamento.

Dois dos seus instrumentos foram feitos especialmente para Ricardo. A sua guitarra clássica foi feita pela luthier espanhola Ana Espinosa em 2009, e sua vihuela renascentista foi feita pelo luthier português Orlando Trindade em 2022.

 

YouTube
Spotify
Apple Music
Página Oficial

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
73,381,594