"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Museu Bordalo Pinheiro lança Biblioteca Online

Com o objetivo de criar mais um instrumento para consulta, estudo e difusão pública da obra de Rafael Bordalo Pinheiro, o Museu Bordalo Pinheiro acaba de lançar o catálogo online da sua Biblioteca, facultando assim o acesso online a informação sobre as publicações que integram a Biblioteca do museu.


Este catálogo disponibiliza cerca de 4000 registos bibliográficos, entre monografias e periódicos, alguns deles com a cópia digital integral da obra.

A Biblioteca do Museu Bordalo Pinheiro existe desde a sua fundação, em 1916, e é especializada na obra de Rafael Bordalo Pinheiro, integrando publicações periódicas de época e obras de referência para o estudo do contexto histórico e artístico do artista, onde sobressaem temas bordalianos, o desenho humorístico, a caricatura e a cerâmica.

Com este instrumento de pesquisa, o Museu dá mais um passo importante na divulgação da obra de Bordalo, depois de em 2020 ter lançado a Coleção Online com mais de 13 mil objetos da coleção do Museu. A partir de agora será possível conhecer algumas das relações entre as peças, os livros e os jornais.

Doravante, o inventário das coleções e a catalogação das obras da biblioteca, que contam no total com mais de 17 mil registos realizados por diversos colaboradores ao longo do seu tempo de existência, podem ser consultados no mesmo website.

Este projeto conta com o precioso trabalho da Sistemas do Futuro, empresa líder em Portugal no desenvolvimento de software de gestão de património.

Mais informações sobre o projeto aqui.

Visite a Biblioteca Online e boas pesquisa!

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,186,479