"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Lisboa na Rua regressa com espetáculos ao ar livre

A iniciativa Lisboa na Rua regressa de 19 de agosto a 18 de setembro, com tardes de dança, serões de cinema, espetáculos e festivais ao ar livre, e com a celebração dos 200 anos de independência do Brasil.


De acordo com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) da Câmara Municipal de Lisboa, promotora da iniciativa, haverá também "propostas diferentes e algumas surpresas nesta programação que este ano leva para a rua a Literatura e a Poesia de autores como José Saramago e João Monge, festeja os 200 anos da independência do Brasil com a Filarmônica de Minas Gerais e devolve a magia ao Vale do Silêncio, com um novo concerto da Orquestra Gulbenkian".

A programação deste ano do Lisboa na Rua abre com o Festival Solo Fest, que leva ao Castelo de São Jorge duas noites de atuações intimistas, entre o Teatro, a Dança e a Música: no primeiro dia, o ator Miguel Sermão interpreta "Por Ele", uma comédia sobre a vida conjugal, e a 'cantautora' Mafalda Veiga revisita alguns dos seus temas mais conhecidos, algumas versões de bandas como The Beatles ou de David Bowie, e apresenta outras inéditas; no dia 20, é a vez do espetáculo de dança "Kodé Di Dona", com Mano Preto, numa homenagem ao poeta, compositor e historiador cabo-verdiano, e do concerto da violoncelista e cantora cubana Ana Carla Maza.

Os últimos dias de agosto serão preenchidos com os festivais Lisboa Mágica e Lisboa Soa.

O primeiro festival traz 15 artistas e 158 espetáculos, repartidos por 10 locais da cidade, enquanto o segundo, sob o mote da Reinvenção, se divide entre as Carpintarias de São Lázaro e o Museu de Lisboa - Teatro Romano, com instalações, performances e 'workshops'.

No dia 10 de setembro, a música clássica regressa ao Vale do Silêncio, nos Olivais, para o espetáculo musical "Uma Noite no Vale", com a Orquestra Gulbenkian, sob a direção do maestro Diogo Costa, e com a participação de solistas convidados.

"Um grande espetáculo" pensado para aquele parque verde, cujo repertório cruza a música sinfónica com árias favoritas de ópera, opereta e teatro musical, de compositores como Manuel de Falla, Jules Massenet, George Gershwin e Leonard Bernstein, autor do famoso musical "West Side Story", destaca a EGEAC.

Estão previstas ainda as atuações de mais duas orquestras, a primeira das quais - Orquestra Filarmônica de Minas Gerais - celebra o bicentenário da independência do Brasil com um concerto que terá lugar no dia 7, nos jardins da Torre de Belém.

A segunda é a Lisbon Poetry Orchestra, que se apresenta a 17 de setembro, no Castelo de São Jorge, com o seu último trabalho, intitulado "Os Surrealistas".

No Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, terá lugar, no dia 3, a partir das 21:00, um cineconcerto com o filme de Manuel Luís Vieira "O Fauno das Montanhas" (1926), apresentado em cópia digital restaurada pela Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, acompanhado ao vivo pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

O mesmo museu será palco, no dia 17, do espetáculo "A Voz e a Alma", protagonizado pelo fadista Helder Moutinho e pela atriz Maria João Luís, que cantam, declamam e interpretam a poesia de João Monge.

A literatura será homenageada também neste Lisboa na Rua, através do romance "Memorial do Convento", de José Saramago, com uma adaptação teatral livre da Trigo Limpo - Teatro ACERT, intitulada "A Passarola", que se apresenta no dia 3, a partir das 21:30, no Largo José Saramago, no Campo das Cebolas, junto à sede da Fundação com o nome do escritor, de quem este ano se assinala o centenário do nascimento.

No dia 18, pelas 17:00, no Jardim do Palácio das Galveias, estreia-se o espetáculo "Mais de Cem Mil Dias", a partir do audiolivro com o mesmo título de Inês Pupo, com ilustração de Ricardo Machado e músicas de Filipe Raposo e Gonçalo Pratas.

Tal como sucedeu nas edições anteriores, a dança vai regressar às ruas de Lisboa, desta feita nas tardes de domingo, sob o lema "Dançar a Cidade".

Esta iniciativa propõe aulas ao ar livre de Flamenco e Sevilhanas (na Quinta das Conchas), Danças Tribais Africanas (no jardim do Palácio das Galveias), Samba e Forró (no Parque Urbano Moinhos de Santana) e Salsa e Merengue (Largo José Saramago - Campo das Cebolas), sempre a partir das 17:00.

Segundo a EGEAC, haverá ainda outras expressões artísticas, que têm presença assídua nesta programação, como a videoarte, com o festival FUSO, durante cinco dias, em diversos locais da cidade, e o Cinema, com o projeto "Cinema no Estendal", que oferece dois dias de sessões ao ar livre.

Toda a programação do Lisboa na Rua tem entrada gratuita e fica disponível hoje em culturanarua.pt.


por Lusa e Diário de Notícias | 9 de agosto de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,923,413