"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Menina de 12 anos escreve carta para salvar o mundo

O livro Carta aos Líderes do Mundo dá voz a Sofia, uma menina de 12 anos que quer tirar o mundo dos Cuidados Intensivos. O livro, assinado por Maria Inês Almeida e Flávia Lins e Silva, lança o apelo urgente para salvar o planeta Terra.


Sofia, a jovem protagonista deste apelo, está determinada em alertar o máximo de pessoas para a necessidade de a população mundial se unir e travar a destruição do único planeta onde é possível viver. Depois de ter sido publicada no Brasil, a Carta aos Líderes do Mundo chega agora a Portugal, numa edição da Porto Editora.

Neste trabalho transatlântico, as autoras e jornalistas Maria Inês Almeida (Portugal) e Flávia Lins e Silva (Brasil) voltam a juntar-se para, através de um texto bem-humorado e poético acompanhado das ilustrações delicadas de Fábio L. Miraglia, fazerem um diagnóstico à saúde do planeta cujas conclusões são alarmantes.

«Não sou médica, mas reparei que os pulmões do planeta andam doentes. Também, com tanto fumo... (…) A temperatura do planeta não para de aumentar. Ele está com febre. E nós vamos assistir a isto de braços cruzados? (…) Talvez o mundo também precise de um exame cardíaco detalhado: suspeito que o problema esteja no coração. Como podemos negar terra, comida, abrigo a alguém? Como podem existir crianças a dormir nas ruas, sem comida e sem ir à escola? Quando é que ficámos tão distantes uns dos outros?», são algumas das questões levantadas pela jovem Sofia.

As alterações climáticas, a poluição dos mares, a desflorestação, a falta de humanidade, a existência de guerras e a sobreposição de interesses individuais à sobrevivência global são algumas das preocupações desta menina. Além de colocar o dedo na ferida, Sofia também apresenta soluções para garantir o futuro do “Planeta Azul”. Ela sabe que o tempo de agir é agora, e apela aos Líderes do Mundo para tomarem melhores decisões, mas é necessária a ajuda de todos.

«Caras e caros Líderes do Mundo: “cuidar” parece ser a palavra mais importante deste século. Cuidar do planeta que temos. Cuidar da nossa casa.»



SOBRE O LIVRO

Carta aos Líderes do Mundo
Sofia é uma menina de doze anos. Aflita com os desafios por que passa o planeta, decide escrever uma carta aos Líderes do Mundo. Com um texto bem-humorado e poético, Sofia escreve sobre diversas questões, tentando chegar a um diagnóstico do planeta. Ela sabe que são muitos os problemas que podem ter levado o mundo à Unidade de Cuidados Intensivos. Mas é uma sonhadora e apresenta soluções.
Carta aos Líderes do Mundo propõe dar voz às crianças que sabem que a Terra grita por socorro.

Ver primeiras páginas

Título: Carta aos Líderes do Mundo
Autoras: Maria Inês Almeida e Flávia Lins e Silva
Ilustração: Fábio L. Miraglia
Páginas: 40
PVP: 12,90 €

SOBRE AS AUTORAS

Maria Inês Almeida


Nasceu em Lisboa e é jornalista de formação (Universidade Católica Portuguesa). Trabalhou vários anos como jornalista, recebeu o Prémio Revelação do Clube de Jornalistas, mas decidiu entrar no mundo dos livros infantojuvenis em 2009. Tem mais de 65 livros publicados (vários constam no Plano Nacional de Leitura) e alguns títulos noutros países. Diário de uma miúda como tu, Sem Abrigo, Quando eu For... Grande, A Admirável Aventura de Malala, O Pequeno Livro da Vida, O Pequeno Livro da Empatia, entre outros, são alguns dos seus livros.
É mãe do José e da Maria Francisca e acredita que os livros podem mudar o Mundo.

Flávia Lins e Silva


Formou-se em jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e é mestrada em Literatura Infantojuvenil pela Universidade Roehampton, no Reino Unido. Publicou mais de dez livros para o público infantojuvenil, entre eles a coleção Diário de Pilar – que já foi traduzida para Francês, Alemão, Espanhol, Polaco e Chinês e foi adaptada para desenho animado no Disney Channel. Criou também a série de TV Detetives do Prédio Azul, há 10 anos no ar no Brasil. O seu livro Mururu no Amazonas recebeu o prémio de Melhor Livro Juvenil pela Fundação Nacional do Livro, em 2011, e faz parte do catálogo White Raven, de Munique. Carta aos Líderes do Mundo é o segundo livro que Flávia e Maria Inês Almeida publicam juntas, unindo leitores lusófonos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,163,797