"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Arquitetura racionalista portuguesa torna-se tema de tese na Roménia

Edifício projetado por Pardal Monteiro ilustra convite para a tese. © ARQUIVO DN


Durante os seus oito anos como diretor-adjunto do Instituto Cultural Romeno em Lisboa, Gelu Savonea foi descobrindo a arquitetura de Portugal e avançou com um doutoramento em que têm lugar figuras como Pardal Monteiro e António Ferro. 

Já depois de ter defendido a sua tese de doutoramento em Bucareste, sobre a arquitetura racionalista em Portugal, o arquiteto romeno Gelu Savonea esteve uns dias em Lisboa e enviou-me uma fotografia junto ao edifício histórico do DN na Avenida da Liberdade. Um cumprimento ao jornalista que ali trabalhou mais de duas décadas, mas sobretudo uma homenagem a Porfírio Pardal Monteiro, o arquiteto que concebeu o prédio e que é figura central na tese de Savonea, intitulada Racionalismos do sul europeu. O caso de Portugal (Rationalisme ale sudului european. Cazul Portugaliei, no original romeno, o que mostra o parentesco entre as duas línguas latinas, apesar de faladas por dois povos em extremos opostos da Europa.

Hoje edifício residencial, mas mantendo intacta a traça que lhe valeu o prémio Valmor de 1940, a antiga sede do DN teve um destino totalmente diferente de outro emblemático projeto de Pardal Monteiro, a sede da Ford Lusitana, situada na rua Castilho, em Lisboa, mas entretanto demolida e que Savonea, que foi diretor-adjunto do Instituto Cultural Romeno em Lisboa entre 2013 e 2021, escolheu para fotografia a ilustrar o convite para a defesa da tese, que aconteceu em junho deste ano na Universidade de Arquitetura Ion Mincu de Bucareste. O orientador foi o arquiteto e professor catedrático Sorin Vasilescu, autor de uma trilogia sobre a arquitetura totalitária (na Itália fascista, na Alemanha nazi e na União Soviética) e também de uma monumental História da Arquitetura Moderna, em que surgem referências às construções durante o Estado Novo.

Hoje edifício residencial, a antiga sede do DN mantém intacta a traça que lhe valeu o prémio Valmor de 1940.
© Reinaldo Rodrigues/Global Imagens


Foi a partir das relações da arquitetura romena com a italiana e da arquitetura italiana com a portuguesa que Savonea começou a investigar a relação, pouco estudada até então, entre as arquiteturas portuguesa e romena. E entusiasmou-se com nomes como Cottinelli Telmo (Padrão dos Descobrimentos e Estação Fluvial Sul e Sueste em Lisboa), Jorge Segurado (Casa da Moeda), Keil do Amaral (FIL) ou Adelino Nunes (Estação Central dos Correios de Lisboa)

Como conta o próprio Savonea em testemunho que o DN também publica, a apoiar todo esta arquitetura racionalista (parte do movimento modernista) esteve sempre António Ferro, do Secretariado da Propaganda Nacional (SPN, depois SNI, ou Secretariado Nacional de Informação). Figura avessa a catalogações fáceis, o antigo jornalista estrela do DN, entrevistador de Hitler, Mussolini, Jean Cocteau ou Ortega y Gasset e autor de reportagens mundo fora, revelou-se sempre um promotor do modernismo em Portugal, procurando que este não entrasse em choque com o conservadorismo do regime de Salazar.

Professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, e membro do júri que avaliou o diplomata romeno fluente em português, António Castelbranco sublinha em declarações ao DN, que "a tese de Doutoramento do arquiteto Gelu Savonea apresenta-nos os momentos chave do racionalismo na arquitetura portuguesa - entre 1925 e 1960 e, é de grande relevância por 2 razões: a primeira porque faz um levantamento e uma análise de um período importantíssimo para a nossa arquitetura - sendo um trabalho feito por um arquiteto estrangeiro mas com um enorme conhecimento da nossa cultura; a segunda, por despertar a nossa própria curiosidade abrindo assim as portas para futuras pesquisas sobre paralelos entre a arquitetura racionalista portuguesa e a sua homóloga romena". E acrescenta o arquiteto Castelbranco: "com efeito, eu diria que a herança do racionalismo português está na génese da arquitetura portuguesa de hoje - que nas últimas décadas, tem sido numerosas vezes premiada internacionalmente".


por Leonídio Paulo Ferreira, in Diário de Notícias
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Exposições

Summer crush

Espaço Exibicionista 19 Abr a 18 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,880,244