"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FIACINE vai apurar necessidades das mulheres cineastas de grupos minoritários na indústria audiovisual

A partir do próximo mês de setembro, vai ter início o projeto “Somos Diversas: empoderando mulheres cineastas pertencentes a grupos minoritários de sete países da América Latina”.

Créditos: Vanessa Mejía- hysteria foto - Colectivo RECSISTERS - Colombia


Promovido pela Federación Iberoamericana de Academias de Artes y Ciencias Cinematográficas (FIACINE), este projeto vai decorrer em sete países da América Latina - Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México e República Dominicana -, e conta com o financiamento do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (FIDC) da UNESCO.

Segundo María Fernanda Céspedes, diretora-geral da FIACINE, o projeto “procura identificar os grupos de mulheres cineastas pertencentes a minorias indígenas, afro, LGBTIQ+, migrantes e cisgénero que atuam no setor audiovisual na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México e República Dominicana, bem como as suas necessidades em termos de formação e emprego”.
Esta iniciativa vai realizar-se em diferentes etapas, primeiro através de um censo com um questionário que cada uma das Academias de Artes e Ciências Cinematográficas dos sete países em questão realizará junto da indústria de audiovisual. Depois destes, vão decorrer pesquisas específicas que permitam identificar as necessidades de formação e recursos humanos destes grupos. A última etapa consistirá em oficinas e fóruns para promover a criação de redes entre os grupos identificados nos diferentes países.

Enquanto membro integrante da FIACINE - Federación Iberoamericana de Academias de Artes y Ciencias Cinematográficas, a Academia Portuguesa de Cinema apoia esta iniciativa que visa contribuir para os direitos das mulheres dos grupos minoritários na indústria do audiovisual.

Siga as redes sociais: @FIACINE @UNESCO

#SupportCreativity #IFDC #CulturalDiversity


 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "MUDA"

Em parceria com a Buzico! Produções temos o prazer de oferecer convites duplos para ver o espetáculo "Muda" no dia 1 de outubro (sábado) às 21h00, no Teatro da Comuna, Lisboa.  Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados.  

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BANDIDO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de Allan Ugar, que terá lugar no próximo dia 3 de outubro, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
70,673,218