"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Feira do Livro de Lisboa regressa com novo conceito ao Parque Eduardo VII

Está quase a chegar a "abertura de portas"
 


A Feira do Livro de Lisboa (FLL) está de regresso ao Parque Eduardo VII, entre os dias 25 de agosto e 11 de setembro, com um conceito totalmente novo, dinâmico e repleto de novidades.

Serão 140 participantes (mais 10 que na última edição), que representam centenas de marcas editoriais, e que estarão distribuídos por 340 pavilhões (mais 20 que na última edição), totalmente novos, mais sustentáveis e com melhores condições para participantes e visitantes. Esta será, assim, a maior edição de sempre da FLL.

Marcada por uma total renovação, com novos pavilhões e novas praças, o maior evento do livro e da leitura aposta num novo conceito estético e funcional, consciente da pegada ecológica e do impacto ambiental que tem na cidade, permitindo assim ganhos substanciais face às anteriores edições.

Pelo terceiro ano consecutivo, o evento vai a realizar-se em datas diferentes das que habituou os portugueses. “Esta será a última edição a acontecer fora do calendário habitual, retomando em 2023 as datas de sempre da Feira, ou seja, no pré verão. Mas, ao contrário das duas anteriores edições, este ano, a escolha das datas deveu-se aos desafios que a produção dos novos equipamentos trouxe, mas cujo resultado final será benéfico para todos”, explica Pedro Sobral, Presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

Novos equipamentos e uma Feira do Livro mais sustentável

Após várias edições com os mesmos pavilhões, a Feira do Livro de Lisboa vai apresentar-se aos visitantes, este ano, com um novo layout e uma renovação notável dos seus principais equipamentos. Com novos pavilhões, palcos e auditório principal, esta alteração global de conceito irá refletir-se numa menor pegada ecológica na cidade, com níveis significativamente inferiores de poluição atmosférica, visual e sonora, bem como na melhoria das condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.

Focada no futuro, consciente do impacto ambiental, social e económico que a Feira do Livro de Lisboa gera, a APEL mantém a preocupação de desenvolver ações de sustentabilidade e dar continuidade às medidas implementadas nos anos anteriores, como a promoção da Reciclagem em parceria com a Sociedade Ponto Verde, o cuidado na reutilização de materiais e a redução do consumo elétrico.

Procurando alternativas de mobilidade suave, que contribuam para transformar Lisboa numa cidade mais acessível, menos poluída, com menos ruído, a APEL estabeleceu uma parceria com a EMEL, para que a GIRA - sistema público de bicicletas partilhadas - seja o transporte oficial da Feira do Livro de Lisboa. Será igualmente dada continuidade à promoção da utilização de transportes públicos, como meio privilegiado de deslocação até ao evento, tendo sido estabelecidas parcerias com várias entidades que operam nesta área.

De regresso está também o pavilhão “Doe os seus Livros”, uma iniciativa em parceria com o Banco de Bens Doados, que desafia os visitantes a doar livros novos ou usados para que possam ganhar novos leitores. As ofertas são encaminhadas para as crianças apoiadas por Instituições da ENTRAJUDA. De relembrar que, em 2021, esta iniciativa atingiu números nunca antes registados com cerca de 90 mil livros doados. Recorde-se que esta campanha, criada em 2015, já angariou mais de 150 mil livros.

Prossegue a aposta na simplificação, comodidade, rapidez e segurança dos pagamentos efetuados no recinto da feira, com a aceitação de pagamentos via MB WAY. No recinto existirá também uma caixa ATM, fornecida pela Caixa Geral de Depósitos.

Um espaço de Cultura e lazer

Pensada e desenvolvida ao pormenor para leitores, editores e livreiros, a renovada Feira do Livro de Lisboa oferece uma programação cultural distinta, mais completa e com mais atividades para todas as idades, à semelhança do que acontecia no período anterior à pandemia. Os visitantes poderão assistir a diversas apresentações, debates, lançamentos, mesas-redondas, entregas de prémios, sessões de autógrafos e celebrações em geral centradas no livro.

Este ano a Feira contará com a Ucrânia como convidado de honra, que terá presença num stand dedicado a este país. 

Como é habitual, o recinto conta com múltiplas zonas de descanso e lazer, esplanadas, instalações sanitárias e zonas/equipamentos de restauração - distribuídos de forma dispersa ao longo da Feira do Livro. A FLL é um evento amigo dos animais e o espaço RefresCão (água fresca para os animais de companhia) será mantido.

Uma vez mais, nesta edição, será instalado o já famoso Passadiço, que, além de oferecer a todos os visitantes uma vista única sobre a Feira e sobre a cidade, permite ainda uma ligação natural entre as duas alamedas, facilitando e distribuindo os fluxos de pessoas em todo o recinto.

As Bibliotecas Municipais de Lisboa continuarão presentes em mais uma edição da FLL, com especial incidência na promoção de iniciativas destinadas ao público infantil, às famílias e às escolas.

Também a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desenvolverão programação específica para o evento, a qual será oportunamente divulgada.

A Feira do Livro já não é só o espaço de compra de livros; é um espaço de lazer para os portugueses que vivem agora uma nova fase de relação com a leitura. Estes pavilhões vão claramente ao encontro dessas necessidades, pelo que estava na altura de fazer esta mudança.”, comenta ainda Pedro Sobral.

Horário da Feira:
• segunda a quinta-feira - das 12h30 às 22h00;
• sextas-feiras - das 12h30 às 00h00;
• sábados - das 11h00 às 00h00;
• domingos - das 11h00 às 22h00.



  • A maior edição de sempre
A 92.ª edição da FLL contará com 340 pavilhões, distribuídos por 140 participantes que representam centenas de marcas editoriais.
  • Um novo conceito de Feira
Novos expositores construídos com recurso a materiais sustentáveis, num formato modular, enquadram-se de forma harmoniosa no Parque Eduardo VII e asseguram a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, pelo que espelham o efetivo compromisso da APEL com a sustentabilidade e o ambiente.
  • Mais do que um espaço para compra de livros
Um espaço de lazer e convívio que apresenta uma extensa e distinta Programação cultural, retomando o conceito e dimensão pré-pandemia.
  • A Ucrânia é o país convidado de honra
A edição deste ano irá contar com um stand dedicado à Ucrânia.
 


Consulte toda a informação atualizada sobre a programação cultural da 92.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, assim como os livros de cada dia da Hora H em http://feiradolivrodelisboa.pt
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,962,451