"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Ruy Cinatti «Senhor da Chuva»

Ruy Cinatti «Senhor da Chuva» é a nova obra de Mara Bernardes de Sá, que descreve a ligação do poeta a Timor-Leste, recorrendo a testemunhas e a pinturas de Bosco Alves. 
 


Porque é que a história do poeta Ruy Cinatti se confunde com Timor-Leste? Em Ruy Cinatti «Senhor da Chuva», Mara Bernardes de Sá vai à procura dessa resposta, com o auxílio de Peter Stilwell, que escreve o prefácio, com testemunhos, entre os quais de Cornélio Ximenes «Maunana», e as pinturas de Bosco Alves, feitas especialmente para este livro. «É mais um ponto de partida para descobrir Cinatti, um tributo», disse a autora em entrevista à Lusa.

Ao longo das páginas, a autora retrata a vida cronologicamente nos vários momentos da vida de Ruy Cinatti, como os pactos de sangue que selou com duas famílias de chefes tradicionais timorenses e como Sophia de Mello Breyner Andresen o descreveu.

O livro já se encontra à venda em exclusivo na WOOK.pt.

Ruy Cinatti nasceu em Londres, a 8 de março de 1915. Em criança veio para Lisboa e formou-se em Agronomia. Foi meteorologista, secretário do Governador de Timor, chefe dos serviços agronómicos no mesmo território e investigador da Junta de Investigação do Ultramar. Doutorou-se em 1961 na Universidade de Oxford, em Antropologia Social e Etnografia. Foi cofundador, em 1940, de Os Cadernos de Poesia, e em 1942 da revista Aventura. Recebeu diversos prémios pela sua obra poética, entre eles o Prémio Nacional de Poesia, em 1968. Faleceu em Lisboa, a 12 de outubro de 1986.

SOBRE OS AUTORES 


Mara Bernardes de Sá
Nasceu em Chaves a 21 de abril de 1976 é agente cultural em Timor-Leste desde 2005 e membro do Conselho da Sala de Leitura Xanana Gusmão desde 2011. Participação na primeira publicação de poemas da antologia Mouth Ogres editada por Oxmarket Press, frinch Festival e University College Chichester em 1999; Redação de textos sobre Timor-Leste integrados nos livros Timor Ruguranga e Olhares que falam . Edição de autor de livros infantis Abraçar o Mundo, Menino Nuvem e Nascer num novo mundo.

Bosco Alves
Nasceu em Dili, Timor-Leste a 26 de março de 1965. A primeira exposição foi em 2000, tendo feito exposições em Timor-Leste, S. Tomé e Príncipe, Austrália e continua a expor em Timor-Leste. Participou como ilustrador no livro Contos Tradicionais da CPLP, representando Timor-Leste numa equipa de artistas de todos os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

SOBRE O LIVRO 
Título: Ruy Cinatti «Senhor da Chuva»
Autora: Mara Bernardes de Sá
Pintura: Bosco Alves
Páginas: 32
PVP: 9,90€ 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,940,345