"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cara Hunter, Richard Zenith e Rosa Montero em destaque no arranque da Feira do Livro de Lisboa

Grupos Porto Editora e BertrandCírculo preparam eventos para toda a família visitar os primeiros dias desta 92.ª edição 


A partir das 12:30 desta quinta-feira, o Parque Eduardo VII enche-se de livros, autores e leitores naquela que será a 92.ª e maior edição de sempre da Feira do Livro de Lisboa. Até 11 de setembro, os Grupos Porto Editora e BertrandCírculo preparam mais de uma centena de eventos, desde sessões de autógrafos a lançamentos de livros, workshops, showcookings, tertúlias e programas para os mais novos. Eis os destaques para os primeiros dias.

UNIVERSO DOS LIVROS

Ponto de passagem obrigatória, o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora apresenta um encanto extra e verdadeiramente singular: uma obra de arte de grande formato assinada por Ana Aragão. Universo dos Livros é uma composição inspirada no imaginário literário da artista, que, com o detalhe que caracteriza os seus trabalhos, junta no mesmo espaço referências a autores incontornáveis (como José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen ou Fernando Pessoa), personagens inesquecíveis, ambientes (como a livraria Bertrand do Chiado, a mais antiga do mundo) e, inevitavelmente, citações de grandes obras.
Esta galeria ao ar livre que se estende ao longo de 200 m é apresentada amanhã, 25 de agosto, às 16:30, numa visita guiada pela própria artista.

  • SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO

Para quem sempre teve curiosidade para descobrir mais sobre numerologia, a oportunidade ideal será esta sexta-feira, dia 26, no workshop orientado pela autora Clara de Almeida, a partir das 19:00.

  • SÁBADO, 27 DE AGOSTO

A programação do primeiro fim de semana começa logo pelas 11:30 de sábado, com uma proposta para toda a família: uma Hora do Conto com Rita Sineiro sobre A Maior Flor do Mundo, de José Saramago.

Para os mais gulosos, às 16:00, Rita Nascimento protagoniza um showcooking baseado no seu mais recente livro, À Dentada, e, às 18:30, há uma conversa com Gabriela Oliveira sobre veganismo para esclarecer dúvidas dos leitores da série Cozinha Vegetariana - 100% Vegetal.

A partir das 17:00, há vários autores em sessão de autógrafos no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora: Álvaro Laborinho Lúcio com o seu mais recente livro, As Sombras de Uma Azinheira; Carlos Vale Ferraz, pseudónimo de Carlos de Matos Gomes, com O Gémeo de Ompanda, o seu novo romance colonial disponível nas livrarias precisamente a partir de amanhã; Richard Zenith, autor de Pessoa – Uma Biografia, obra finalista do Prémio Pulitzer 2022; e Rui Couceiro, editor e autor estreante de Baiôa sem data para morrer.

A autora britânica Cara Hunter – com novo livro, Toda a Verdade, na bagagem – tem encontro marcado com os leitores portugueses à mesma hora e os amantes da sétima arte vão poder encontrar Mário Augusto com o seu mais recente livro, Como se Fosse Um Romance.

Ainda às 17:00, o auditório Sul acolhe a apresentação de O novelo de emoções, de Elizabete Neves, uma coleção bestseller que tem provado ser uma ferramenta valiosa para crianças, pais e educadores. A autora vai apresentar novas ferramentas para trabalhar as emoções com as crianças.

Na tarde de sábado, haverá ainda sessão de autógrafos de Adérito Tavares, Ana Bárbara Pedrosa, António Raminhos, João Pedro Vala, Manuela Gonzaga e Sara de Almeida Leite.

  • DOMINGO, 28 DE AGOSTO

Às 11:30 de domingo é de novo tempo para uma Hora do Conto, mas com uma particularidade muito especial: pela primeira vez haverá tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa. Estão todos convidados para descobrir histórias de aventura, de amizade e de autoconhecimento.

Durante a tarde, serão muitos os autores que aguardarão a visita dos leitores no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora. A partir das 15:00, Inês Meneses vai autografar o livro que reúne as suas crónicas no jornal Público, O Coração Ainda Bate, e os leitores vão poder encontrar Teolinda Gersão, que celebra quatro décadas dedicadas à escrita de livros como O cavalo de sol, A Cidade de Ulisses, Atrás da Porta e outras histórias ou O Regresso de Júlia Mann a Paraty.

Às 17:00, Irene Flunser Pimentel, uma das mais conceituadas historiadoras portuguesas, estará em sessão de autógrafos com o seu último livro, Informadores da PIDE, que analisa o modo como o regime ditatorial português do Estado Novo e a sua polícia política contaram com portugueses para denunciar outros.

Outra das presenças muito aguardadas pelos leitores é a de Rosa Montero, um dos nomes mais reputados das letras espanholas, que se fará acompanhar de êxitos como A Louca da Casa, A Carne, A Ridícula Ideia de Não Voltar a Ver-te ou A Boa Sorte. Também às 17:00, Sérgio Godinho vai autografar o seu mais recente livro, Palavras São Imagens São Palavras, em que as letras ou os poemas não darão origem a canções, mas a imagens.

À mesma hora, no auditório Sul, o enfermeiro José Coentrão dará um workshop de suporte básico de vida pediátrico com dicas que constam no livro Primeiros Socorros Pediátricos, fundamental para pais e educadores.

Às 18:30, Adérito Tavares e Maria João Fialho Gouveia conversam sobre o processo de criação de um livro, com moderação de Maria João Covas. «A História e a Ficção: como nascem os livros» é imperdível para qualquer leitor.

No domingo à tarde, o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora conta ainda com a presença de Bruno Vieira Amaral, Joana Marques, José Carlos Almeida Nunes, José Maria Pimentel e Sophie Seromenho.

  • TERÇA-FEIRA, 30 DE AGOSTO

Porque todos os viciados em livros sofrem do mesmo problema, que é ter pouco tempo para ler, este sprint de leitura pode ser a solução. A iniciativa Ler é Essencial convida todos os leitores a visitar a Feira do Livro de Lisboa, a trazer um livro e a juntar-se a este momento de leitura orientado por alguns dos principais bloggers literários a nível nacional para uma leitura em conjunto, em silêncio, no coração do maior evento literário do nosso país. O evento decorre no auditório Sul, a partir das 19:00, na próxima terça-feira.

A agenda completa e atualizada está disponível em www.autoresquenosunem.pt e na página de Facebook "Autores que nos unem".

Ver agenda completa

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,184,844