"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Câmara Municipal de Lisboa presente na 92ª edição da Feira do Livro de Lisboa com mais espaços e uma maior oferta cultural

De 25 de agosto a 11 de setembro, a Cultura celebra-se no Parque Eduardo VII com uma mão cheia de eventos culturais 
 

Fotografia © Câmara Municipal de Lisboa

 

A partir do dia 25 de agosto, a Câmara Municipal de Lisboa convida todas as pessoas a visitar a Feira do Livro de Lisboa e a assistir a uma programação cultural diversificada, que vai da leituras e histórias encenadas a oficinas de pintura, passando pelos jogos de mesa e de tabuleiro, pela dança, música, tertúlias e debates, lançamentos de livros e sessões de cinema, entre muitas outras iniciativas. 

Este ano, a Câmara Municipal de Lisboa está presente em quatro locais e com diferentes ofertas. Há uma programação cultural no auditório sul da Feira, um espaço com programação infantil dedicado às famílias, mas também a todas as pessoas, localizado no stand das Bibliotecas Municipais de Lisboa, uma exposição em homenagem ao ator Ruy de Carvalho no espaço público e a loja das Bibliotecas no início do recinto, com produtos e livros à disposição de todos. 

Na essência dos diferentes eventos procura-se promover a Língua e os Autores Portugueses, fomentar o gosto pelos Livros e o incentivo à Leitura, na sua estreita relação com as diferentes formas de expressão artística. 

No primeiro dia, a 25 de agosto, os destaques vão para a inauguração da exposição de homenagem ao ator Ruy de Carvalho que consagra a sua vida e a sua obra, estando ainda previstos uma sessão de histórias contadas para toda a família e um concerto de música pelo Coro da Federação Catalã de Entidades Corais. No dia 26 de agosto, a programação do auditório sul abre com o lançamento do livro Hospital Real de Todos-os-Santos: Lisboa e a saúde seguido de debate sobre o projeto de investigação centrado na importância desta unidade hospitalar para o desenvolvimento dos cuidados médicos em Portugal.

Os dias que se seguem são preenchidos com oficinas de imagens, de pintura e de construção, em colaboração com as Bibliotecas Municipais de Lisboa, o Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Lisboa ou da Casa Fernando Pessoa, a Divisão de Apoio Sócio Educativo da Câmara Municipal de Lisboa e outros parceiros, com apresentações de livros pensadas para públicos específicos que exploram a imaginação e a criatividade, propondo diferentes abordagens aos livros escolhidos para animar estas sessões. Os jogos de mesa ou de tabuleiro, juntamente com outras atividades que abordam a temática verde e a sustentabilidade são algumas das propostas que integram este programa. 

Há ainda espaço para debates e tertúlias com diferentes autores e convidados nacionais e internacionais, com destaque para as parcerias com o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, a ILGA Portugal, entre outras entidades. No dia 11 de setembro, Eduardo Quive, escritor moçambicano e vencedor da edição de 2022 da residência literária em Lisboa, estará à conversa com Joana Bértholo, escritora e dramaturga portuguesa que participou em 2019 na residência literária em Maputo. Recorde-se que este programa de intercâmbio artístico é fruto de um protocolo de cooperação entre a Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e o Camões – Centro Cultural Português em Maputo. 

Os dias são ainda animados com concertos de música que recuperam tradições, canções intemporais, arranjos de canções pop ou músicas para bebés e propostas de dança improvisada ou inspirada nas tradições afro-brasileiras. Realizam-se também sessões de cinema com a exibição de documentários da autoria de Raul Losada, conduzindo-nos a uma viagem inédita e surpreendente a Olísipo (a cidade de Lisboa) e aos nossos antepassados. 

No âmbito do centenário do nascimento do fotógrafo português Artur Pastor (1922-2022), o destaque vai para o lançamento do livro “Artur Pastor, Portugal país de contrastes” que reúne uma seleção de 257 imagens e textos de Artur Pastor (filho de Artur Pastor), Isabel Corda, Coordenadora do Arquivo Municipal Fotográfico e Paula Figueiredo, Arquivo Municipal Fotográfico. 

Por último, convidamos o público a descobrir a literatura ucraniana contada a duas vozes. Uma proposta literária que pretende homenagear a Ucrânia, o país convidado de honra desta 92ª edição da FLL.   

» Consultar o programa detalhado aqui

+
 info: https://www.lisboa.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,933,321