"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Bordalo II cria puma gigante no Texas

O jornal local El Paso Times relata que Bordalo II e a sua equipa trabalharam 12 horas diárias, durante o fim de semana, a cortar pedaços de plástico usado, a pintá-los e a aparafusá-los.
 

 

O artista português Bordalo II criou recentemente uma instalação com 19,5 metros de altura na parede de um edifício na baixa de El Paso, no estado norte-americano do Texas.

Imagens da peça "Plastic Mountain Lion" ("Puma de plástico", em tradução livre), que o artista construiu com recurso a lixo e desperdícios, foram partilhadas na página oficial de Bordalo II na rede social Instagram.



A obra pertence à série "Big Trash Animals" ("Grandes Animais de Lixo"), composta por retratos de animais, que, como explicou o artista à Lusa em novembro de 2018, é uma "forma de fazer retratos da natureza, uma composição das vítimas com aquilo que as destrói".

O artista, que esteve em El Paso a convite da organização sem fins lucrativos Green Hope Project, decidiu retratar naquela cidade uma espécie em perigo, originária do Deserto de Chihuahua, no Texas.

O jornal local El Paso Times relata que Bordalo II e a sua equipa trabalharam 12 horas diárias, durante o fim de semana, a cortar pedaços de plástico usado, a pintá-los e a aparafusá-los.

Artur Bordalo (Bordalo II - o primeiro era o avô, o artista plástico Real Bordalo), nascido em Lisboa, em 1987, começou pelo 'graffiti', que o preparou para o trabalho pelo qual se tornou conhecido: esculturas feitas com recurso a lixo e desperdícios.

Nos últimos anos, Bordalo II tem 'espalhado' animais um pouco por todo o mundo.

Em Portugal, é possível ver-se animais criados por Bordalo II em cidades como Lisboa, Estarreja, Loures, Vila Nova de Gaia, Faro, Coimbra, Águeda e Covilhã.


Lusa / Diário de Notícias, 24 de agosto de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,859,820