"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Feira do Livro 2022. No espaço da Santa Casa celebra-se a literatura, a história e o voluntariado

Misericórdia de Lisboa está presente na 92ª edição da Feira do Livro de Lisboa com um programa recheado de atividades para todos os públicos.


Durante três semanas, os livros serão os grandes protagonistas da cidade de Lisboa. A 92ª edição da Feira do Livro arrancou esta quinta-feira, 25 de agosto, e permanecerá até 11 de setembro, no Parque Eduardo VII. Esta é a maior edição de sempre do certame, que este ano conta com 340 pavilhões e 140 participantes (mais dez do que em 2021).


Sob o mote “Uma Casa com Cultura”, a Misericórdia de Lisboa volta a estar presente no evento com um stand que apresenta uma diversa oferta literária. Nas prateleiras do espaço da instituição, localizado junto à entrada mais próxima do Marquês de Pombal, estão cerca de 80 títulos relacionados com as suas áreas de intervenção.

Entre apresentações, lançamentos, mesas-redondas, atividades infantis, oficinas e concertos musicais, a programação da Santa Casa conta com 30 atividades divididas entre o stand da instituição e o auditório sul. Esta sexta-feira, dia 26 de agosto, destaque para a apresentação do livro “O Hospital de Todos os Santos: sobrevivência e continuidade do Hospital Real de Lisboa (Séc. XVI-XVIII)”. No início de abril, a Misericórdia de Lisboa acolheu o lançamento deste título, que é resultado da parceria entre a Santa Casa, Câmara Municipal de Lisboa, Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores (CHA).

A Misericórdia de Lisboa presta ainda um grande apoio à organização, de modo a garantir a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida. No espaço da instituição existem algumas cadeiras de rodas, que estão ao cuidado e gestão da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) para disponibilizar ao público.

 

Há histórias de voluntários para ouvir na Feira do Livro

Quem passar pelo espaço Santa Casa entre as 15h e as 19h, provavelmente, será brindado com um folheto e com um sorriso. Durante os dias da Feira do Livro, 18 voluntários da Misericórdia de Lisboa vão estar no recinto para explicar ao público como funciona o voluntariado na instituição. O objetivo passa também por conseguir angariar mais voluntários que possam reforçar a atual equipa.

Álvaro Marques é um dos voluntários da Santa Casa presentes na Feira do Livro. Mais do que divulgar a oportunidade de contribuir para uma boa causa, através desta forma espontânea de atuação na sociedade, Álvaro prefere partilhar com o público o seu testemunho genuíno. Conta que há 14 anos, durante uma pausa no trabalho, ouviu dois estranhos a falarem sobre voluntariado na Santa Casa. A curiosidade levou-o a entrar em contacto com a Misericórdia de Lisboa, de modo a juntar-se a esta equipa. Começou por fazer serviços ao domicílio. Depois prestou apoio à equipa da Obra Social do Pousal, local onde ainda vai, “religiosamente, à quarta-feira e ao sábado”.

Para além da intenção de ‘angariação’ de novos reforços para a equipa, os voluntários que participam nesta edição da Feira do Livro vão estar a apoiar os colaboradores da instituição no stand, contribuindo para a promoção de um acolhimento personalizado, auxiliar na divulgação da oferta editorial e da programação da Misericórdia de Lisboa, bem como apoiar no empréstimo de cadeiras de rodas a quem delas necessitar para circular no evento.

Horário da 92ª Feira do Livro de Lisboa

  • segunda a quinta-feira – das 12h30 às 22h00;
  • sextas-feiras – das 12h30 às 00h00;
  • sábados – das 11h00 às 00h00;
  • domingos – das 11h00 às 22h00.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,210,064