"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Le Monde Diplomatique PT publica livro de autora brasileira sobre cinema e autoritarismos no Brasil

A autora, curadora e crítica de cinema brasileira Lídia Mello, juntamente com a Editora Outro Modo/Le Monde Diplomatique/PT lançam o livro Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporãneas.


A obra aborda décadas da história e memória política brasileira, por meio do cinema e do diversificado olhar de dez cineastas brasileiras, que entre 2011 e 2019, realizaram dez filmes políticos sobre a ditadura civil-militar e o autoritarismo dos anos recentes no Brasil, documentais e ficcionais.

São elas: Isa Grinspum Ferraz/Marighella (2011); Tata Amaral/Hoje (2013);Emília Silveira/Setenta (2013); Maria Clara Escobar/Os dias com ele (2014); Anita Leandro/Retratos de identificação (2014); Beth Formaggini/Pastor Cláudio (2018); Susanna Lira/Torre das donzelas (2018); Maria Augusta Ramos/O processo (2018); Flávia Castro/Deslembro (2019); e Petra Costa/Democracia em vertigem (2019).

Os filmes e as entrevistas nos transportam ao histórico passado ditatorial colocado em relação ao autoritarismo de Jair Bolsonaro, um governo de extrema direita que desde janeiro de 2019 está no poder no Brasil.

Um livro feito inteiramente por mulheres.

Sobre a Autora:
Lídia Mello
é brasileira, migrante, Pós-doutorada em Estudos Fílmicos-Universidade de Coimbra (2021) e Doutorada em Artes/Cinema-Escola de Belas Artes-UFMG/Brasil.

Há cerca de 15 anos trabalha em diversas funções no cinema, como programadora, investigadora, curadora e júri de festivais de cinema e cineclubes, crítica, palestrante e professora; dentre outras. Autora do livro Do cinema de Béla Tarr (2019).

Sobre a OUTRO MODO Editora do Le Monde Diplomatique em Portugal: https://livrosoutromodo.com/

Sobre os lançamentos:

O primeiro acontece no dia 17 de setembro de 2022, sábado às 19h30 na Casa do Brasil de Lisboa (R. Luz Soriano 42, Bairro Alto) com apresentação da realizadora Susana de Sousa Dias, que escreveu o prefácio do livro.

O lançamento integra a programação do Seminário Político organizado pela FIBRA-Frente Internacional Brasileira Contra o Golpe, a ocorrer de 16 a 18.9 na CBL, e coorganizado pelos Coletivos Andorinha e Tanto Mar. Durante o Seminário haverá discussão do cenário politíco brasileiro - pré e pós eleições presidenciais de 2022.

Os outros três lançamentos previstos:

Em outubro na Livraria Linha de Sombra/Cinemateca Portuguesa (R. Barata Salgueiro 39 - Metro Avenida) em parceria e durante o Festival DocLisboa (a ocorrer de 6 a 16.10), data exata do lançamento a definir, acompanhe as redes sociais da Livraria e do DocLisboa.

Em novembro no Museu do ALJUBE - Resistência e Liberdade (R. Augusto Rosa 42, ao lado da Catedral da Sé), data do lançamento a definir, acompanhe as redes sociais do museu.

E em dezembro (data a definir) no Cinema São Jorge (Av. da Liberdade,175) durante a Mostra de Cinema da América Latina (de 15 a 18.12), evento Org. pela Casa da América Latina de Lisboa, acompanhe as redes sociais para mais informações.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,190,334