"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Lançamentos de Irene Vallejo, Pilar del Río e Valter Hugo Mãe marcam este fim de semana na Feira do Livro de Lisboa

Grupos Porto Editora e BertrandCírculo preparam mais de 40 eventos para os últimos dias desta edição, entre lançamentos, workshops, showcookings, sessões de autógrafos e eventos infantis.


Aproxima-se o encerramento da 92.ª Feira do Livro de Lisboa, mas, até domingo, ainda há muitos e bons motivos para visitar o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora no Parque Eduardo VII.

Já esta sexta-feira, às 18:30, decorre o lançamento do livro infantojuvenil que tem conquistado os adultos: Carta aos Líderes do Mundo, de Maria Inês Almeida e Flávia Lins e Silva, é uma chamada de atenção de uma criança que quer apresentar soluções para salvar o Mundo. Mais tarde, às 21:00, todos estão convidados a participar na leitura de poemas de Ana Luísa Amaral, numa homenagem muito especial à escritora, tradutora e professora universitária que nos deixou recentemente.

SÁBADO, 10 DE SETEMBRO

Os mais novos terão uma Feirinha do Livro especialmente dedicada a eles na manhã de sábado: às 11:00, Miguel Brito, autor de A minha horta é biológica, vai orientar o workshop “Um vaso, uma alface”, para ajudar a criar uma horta biológica em qualquer lugar; às 11:45 será tempo para aprender a contar e ilustrar uma história, no workshop preparado pelos autores da coleção Mistérios e Aventuras, Ana Valente, Isabel Moiçó e Paulo Silva.

Durante a tarde, o destaque vai para três lançamentos, todos a decorrer no auditório Sul: às 15:00, Valter Hugo Mãe convida Valério Romão para apresentar A minha mãe é a minha filha, um conto de uma ternura ímpar sobre quando os filhos se tornam pais dos seus pais. Logo de seguida, às 16:00, há oportunidade para descobrir mais sobre o dia a dia de Saramago em Lanzarote, na apresentação do livro A Intuição da Ilha, de Pilar del Río, com apresentação de Francisco Louçã e Irene Vallejo. Esta última regressa ao auditório, às 18:00, para o lançamento do seu novo livro O Silvo do Arqueiro, um romance de aventuras, guerra, exílio e amor que será apresentado por Alberto Manguel.

Outros momentos a não perder são as sessões de autógrafos (15:00) com dois autores cujos livros chegam hoje às livrarias: Brigid Hampton, neozelandesa radicada em Portugal que desvendou factos desconhecidos sobre o período dos Descobrimentos no seu romance de estreia, O Astrólogo e o Rei, Francisco José Viegas, com o 12.º volume das trintenárias aventuras do Inspetor Jaime Ramos, Melancholia. Os fãs de Álvaro Magalhães vão ter oportunidade de levar um autógrafo (17:00) de um dos principais nomes da literatura infantojuvenil portuguesa, que completa quarenta anos de carreira literária, e de Carlos J. Campos, ilustrador da coleção O Estranhão.

Às 16:00 há ainda um showcooking com Gabriela Oliveira, para aprender a criar refeições vegetarianas saborosas em pouco tempo, com base no livro Cozinha Vegetariana para Ganhar Tempo.

Quem passar pelo Espaço Porto Editora | Bertrand Editora na tarde de sábado terá ainda oportunidade para levar um autógrafo de Ana Valente, Isabel Moiçó e Paulo Silva, Arthur Larrue, Benedita Figueiredo, Luís Osório, Luísa Castel-Branco, Maria do Rosário Pedreira, Mário de Carvalho, Pedro Cabral, Richard Zimler, Rita Nascimento, Rui Couceiro Vírginia López.

DOMINGO, 11 DE SETEMBRO

O último dia da Feira do Livro arranca sob duas rodas: há um encontro de Vespas marcado para as 12:00, no auditório Sul, com o autor do livro Vespa em Portugal, Pedro Pinto, e Rui Simões (presidente do Vespa Clube de Lisboa), numa conversa com moderação do jornalista Vítor Sousa.

Para os que quiserem aprender a gerir as finanças pessoais em tempos adversos, Pedro Andersson vai apresentar o seu novo livro Contas-Poupança – Como superar a inflação e ganhar com a crise, às 16:00, no auditório Poente. Quinte minutos depois, Rúben Pacheco Correia vai mostrar como Comer à Moda dos Açores, num showcooking em torno das iguarias do arquipélago.

Pelas 17:00, o auditório Sul acolhe a tertúlia Manifesto pela Leitura, um evento com assinatura Ler é Essencial e participação de Irene Vallejo, João Tordo, Nuno Caravela, Raquel Varela, Tânia Ganho e Teolinda Gersão. Pedro Vieira vai moderar esta conversa sobre o Livro, os hábitos de leitura, os desafios e as vontades e necessidades para o futuro.

Às 18:30, haverá ainda tempo para o workshop Educar pela Positiva, em que Nuno Pino Martins mostra que é possível educar sem gritos nem castigos. E, já perto do fecho desta 92.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, Álvaro Laborinho Lúcio estará no Espaço BLX para uma conversa com João Morales sobre o seu livro As Sombras de uma Azinheira, às 19:00.

O Espaço Porto Editora | Bertrand Editora – que constitui uma “galeria ao ar livre” através da obra de 200m da artista plástica Ana Aragão – vai ainda acolher várias sessões autógrafos na tarde deste domingo, entre as quais se destaca o momento imperdível com o psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor Augusto Cury, com o seu novo livro O Médico da Emoção, e a presença de José Eduardo Agualusa Miguel Sousa Tavares. A eles juntam-se Ana Cristina Silva, Ana Garcia Martins e David Cristina, Hernâni Carvalho, Raquel Varela Tarantini.

Toda a informação sobre a participação dos Grupos Porto Editora e BertrandCírculo na Feira do Livro de Lisboa está disponível em www.autoresquenosunem.pt e na página de Facebook "Autores que nos unem".


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,207,919