"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Filme de Cláudia Varejão conquista prémio em Veneza

O júri classificou "Lobo e Cão", rodado nos Açores, como "hipnotizante" e "importante".

© DR

O filme "Lobo e Cão", de Cláudia Varejão, conquistou o prémio principal da competição "Dias dos Autores", paralela ao Festival Internacional de Cinema de Veneza, anunciou hoje o júri.

O júri foi presidido pela realizadora Céline Sciamma, com a colaboração de Karel Och, e classificou o filme como "hipnotizante" e "importante", numa sessão de deliberação transmitida 'online'.

"Lobo e Cão" foi rodado em São Miguel, nos Açores, onde a realizadora Cláudia Varejão tinha estado em 2016, em residência artística, no Pico do Refúgio.

Aquele espaço, situado em Rabo de Peixe, proporcionou-lhe "uma primeira entrada na ilha por uma vila muito particular, com características muito singulares, muito difíceis, socialmente, economicamente, a vários níveis", contou a realizadora à agência Lusa no início de 2021, nos Açores.

O filme "foi escrito a partir da experiência de uma série de jovens que conheci aqui na ilha, da minha própria experiência de quando fui jovem, e que ainda tenho em mim - trazemos todas a idades dentro de nós", disse.

Segundo Cláudia Varejão, o filme aborda questões humanas "que têm um pulsar muito visível e muito forte na juventude", nomeadamente "a sexualidade, o desejo de transgredir - e transgredir, seja socialmente, como o próprio território, portanto, atravessar a linha do horizonte -, as questões emocionais e afetivas, as questões profissionais, as questões familiares, as questões morais".
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,157,315