"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Um Mergulho na História - Campanha de prospeção e registo arqueológico em Alcácer do Sal

No âmbito do projeto da Direção-Geral do Património Cultural “Um Mergulho na História”, decorre entre 12 e 17 de setembro uma campanha de prospeção visual sistemática de registo arqueológico e de fotogrametria de vestígios localizados nas margens do rio Sado.

 
Esta campanha vai contar com a direção dos coordenadores do projeto, sendo que os trabalhos contam com o apoio logístico da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e com a orientação dos profissionais de Arqueologia desse Município.

No decorrer da semana de trabalho pretende-se georreferenciar e registar através da fotogrametria um conjunto de sítios arqueológicos já identificados na sequência dos trabalhos de prospeção realizados previamente, nomeadamente da época romana, assim como reconhecer novos sítios. Planeia-se igualmente continuar a investigação documental e arquivística no Arquivo Municipal de Alcácer do Sal. Será ainda realizada uma missão de prospeção visual nas margens do rio Sado com recurso a embarcação.

Os resultados desta campanha permitirão conhecer melhor os vestígios arqueológicos das margens do rio Sado, contribuindo para um maior conhecimento da História regional e das dinâmicas fluviais desta área.

O projeto “Um Mergulho na História”, vencedor do Orçamento Participativo de Portugal no ano de 2018, teve início em setembro de 2021 e desenvolve-se ao longo da costa alentejana. Até ao momento, foram realizadas três campanhas de prospeção visual na área de Alcácer do Sal, Melides e Troia, uma campanha de prospeção geofísica subaquática ao largo de Porto Covo, um Workshop internacional sobre Arqueologia 2 fluvial em Alcácer do Sal, e uma campanha arqueológica de registo subaquático na Baía de Sines.

Para mais informações sobre o projeto consulta o website Um Mergulho na História (mergulho-na-historia.pt)
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,215,781