"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Como o KGB se apoderou da Rússia e depois atacou o Ocidente

Ideias de Ler publica Os Homens de Putin, da jornalista Catherine Belton, considerado Livro do Ano por publicações como The Times, The Daily Telegraph, The Economist e o Financial Times. 


Os Homens de Putin,
nas palavras da própria autora Catherine Belton, é «a história da ascensão ao poder do grupo do KGB de Putin, e de como eles sofreram uma mutação para enriquecerem no novo capitalismo». É o relato da apressada transferência de poder entre Ieltsin e Putin, e de como ela permitiu o surgimento de um «Estado profundo» construído por antigos agentes do KGB que, tendo estado sempre à espreita em segundo plano durante os anos de Ieltsin, emergiram por fim para «monopolizar o poder durante pelo menos vinte anos… e mais cedo ou mais tarde pôr o Ocidente em risco».

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 22 de setembro de 2022.

A obra, que começou como uma tentativa de mapear a captura da economia pelos antigos companheiros de Putin no KGB, tornou-se, porém, uma investigação de algo mais pernicioso do que isso. Ultrapassando o prazo de dois anos inicialmente previsto para o projeto de reportagem do qual resultaria este volume, a jornalista contou com depoimentos e explicações – muitas vezes sob anonimato, por questões de segurança – de representantes do Estado russo, atuais e passados, banqueiros e magnatas, antigos agentes de topo do KGB, jornalistas antirregime. Com o seu auxílio, Catherine Belton desvenda o sistema mafioso e a corrupção que, frisa o Epílogo, «permeia todos os meandros da sociedade, todas as decisões políticas e todas as atividades comerciais» da era Putin.

SOBRE O LIVRO
Os Homens de Putin – Como o KGB se apoderou da Rússia e depois atacou o Ocidente
Interferência nas eleições americanas, apoio a políticas extremistas na Europa, a guerra na Ucrânia… Nos últimos anos, a Rússia liderada por Vladimir Putin empreendeu uma poderosa campanha a fim de expandir a sua influência e enfraquecer as instituições ocidentais. Mas como pôde isso acontecer? E, acima de tudo, quem está por detrás desse ambicioso plano? Através de um impressionante trabalho de investigação, em Os Homens de Putin Catherine Belton desvenda a história de como Vladimir Putin e o seu círculo restrito, formado principalmente por membros do antigo KGB, tomaram o poder na Rússia e estabeleceram uma nova cúpula de oligarcas, substituindo os magnatas da era soviética. Por meio de entrevistas exclusivas a alguns dos principais envolvidos, Belton explica como Putin realizou o confisco de empresas privadas para depois as distribuir pelos seus aliados, que assim assumiram o controlo da economia russa. Confundindo atividade política e crime organizado, os seus «homens» desviaram milhões em dinheiro, perseguiram e mandaram prender os opositores ao regime, e, por fim, usaram toda a riqueza e poder daí resultantes para aumentar a influência russa no Ocidente. De Moscovo a Londres, passando pelos Estados Unidos de Trump, Os Homens de Putin é um relato cativante das terríveis consequências na Rússia e, progressivamente, no mundo inteiro do autoritarismo que emana do Kremlin. 

Título: Os Homens de Putin – Como o KGB se apoderou da Rússia e depois atacou o Ocidente
Autora: Catherine Belton
Tradução: J. Teixeira de Aguilar, Fernando Dias Antunes e José Remelhe
Páginas: 644
PVP: 24,90 €

Ver primeiras páginas 

SOBRE A AUTORA
Catherine Belton

É correspondente especial da Reuters e ex-correspondente do Financial Times em Moscovo, função que desempenhou durante muito tempo. Anteriormente foi repórter do jornal The Moscow Times e da BusinessWeek na Rússia. Em 2008 fez parte da lista restrita de candidatos aos British Press Awards para Jornalista de Negócios do Ano. Vive em Londres. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,198,971