"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Passaram muitos anos, cheios de guerra…

Livros do Brasil publica Cristo Parou em Eboli, obra de referência de Carlo Levi há mais de seis décadas indisponível no mercado português. Uma narrativa envolvente que combina ficção, memória, ensaio sociológico e literatura de viagem.


«Em Levi, tudo se harmoniza, tudo se encaixa», escreve Jean-Paul Sartre no texto O Universo Singular, que serve de prefácio a este livro. Considerada a obra-prima de Carlo Levi, Cristo Parou em Eboli foi adaptada ao cinema e estudada nas escolas italianas, permanecendo hoje como um importante retrato dos anos 30 e da divisão de um país. Desaparecido das livrarias portuguesas desde os anos 60, o livro fica agora disponível na coleção Dois Mundos, com uma nova tradução, de Jacinto Lucas Pires. Um testemunho do fascismo e da Segunda Guerra Mundial que sublinha os contrastes entre o progresso dos territórios urbanos e uma ruralidade empobrecida.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 22 de setembro de 2022.

SOBRE O LIVRO
Cristo Parou em Eboli
Pequeno conjunto de casinhas empilhadas sobre um precipício de argila branca, Gagliano surge aos olhos de Carlo Levi, naquela tarde de agosto de 1935, como uma terra às portas da civilização, da História, da humanidade. «Nós não somos cristãos», dizem os seus habitantes. «Cristo parou em Eboli.» Foi para esta localidade, na região empobrecida e isolada da Lucânia, no sul de Itália, que o médico, pintor e escritor se viu enviado para confinamento por oposição ao regime fascista de Benito Mussolini. Durante os cerca de dez meses que ali viveu, Levi refletiu sobre aquela paisagem, as suas gentes e a sua resignação à pobreza, à ruralidade, à perpetuação das crenças dos antepassados. Em 1945, publicou o testemunho desta experiência, uma narrativa envolvente na qual se mistura ficção, memória, registo sociológico, ensaio e literatura de viagem.

Título: Cristo Parou em Eboli
Autor: Carlo Levi
Prefácio: Jean-Paul Sartre
Tradução: Jacinto Lucas Pires
N.º de Páginas: 240
PVP: 17,70€
Coleção: Dois Mundos

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR
Carlo Levi

Nasceu em Turim a 29 de novembro de 1902. Formado em Medicina, cedo se envolveu em lutas antifascistas, tendo sido um dos membros fundadores do grupo Justiça e Liberdade. Em 1935, foi preso e enviado para Lucânia (atual Basilicata), no sul de Itália, onde esteve confinado até 1936. Foi o registo desse período de isolamento, num local remoto e pobre, que serviu de base a Cristo Parou em Eboli, publicado originalmente em 1945. Durante este período, desenvolveu também uma série de projetos artísticos, que viria a mostrar na Bienal de Veneza de 1954. Entre as suas obras literárias, destacam-se ainda L’Orologio (1950), Le Parole Sono Pietre (1955) e Il Futuro ha un Cuore Antico (1956). Foi também deputado do senado, como membro independente do Partido Comunista, entre 1963 e 1972. Faleceu em Roma a 4 de janeiro de 1975
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,143,075