"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Isabel II – Rainha e Mulher: biografia inédita de Alberto Miranda

Isabel II desapareceu no passado dia 8 de setembro de 2022, deixando um legado de 70 anos de reinado. Se a vida oficial desta rainha à escala planetária foi sempre amplamente mediatizada, a sua vida privada permanece um mistério.


É nesse mistério que Alberto Miranda, jornalista, especialista na família real britânica e autor da página de Instagram @diario.da.realeza, nos convida a mergulhar em Isabel II – Rainha e Mulher: A Vida Pública e o Universo Íntimo, uma rara biografia da monarca, a primeira escrita exclusivamente por um autor português. A evolução e permanência no trono britânico; mortes, tristezas e atentados; a forma como lidou com Diana e aceitou Camilla; os hábitos, extravagâncias e protocolo. Encontramos tudo isto num livro que nos revela como viveu e quem era a mulher que se tornou num ícone dos séculos XX e XXI. Uma edição Guerra e Paz, prefaciada pelo Príncipe Dimitri da Jugoslávia, Isabel II – Rainha e Mulher: A Vida Pública e o Universo Íntimo chega à rede livreira nacional dia 27 de setembro de 2022, estando, desde já, disponível em pré-venda, no site da editora e, muito em breve, nas principais plataformas de distribuição de ebooks.

Os insondáveis caminhos da vida levaram a que a biografia Isabel II – Rainha e Mulher: A Vida Pública e o Universo Íntimo estivesse pronta para impressão, na gráfica, no dia em que foi noticiada a morte da monarca britânica. Era tempo de tomar decisões, e tanto o autor, Alberto Miranda, como o editor, Manuel S. Fonseca, foram unânimes: «Decidimos, autor e editor, manter a biografia como estava, genuína, celebrando em vida a rainha Isabel II, sem nenhuma alteração. Era a essa rainha, viva, que em 2023 comemoraria o Jubileu da sua Coroação, que este livro queria homenagear e por isso nenhuma alteração foi feita.»

Ao texto original, amplamente elogiado pelo Príncipe Dimitri da Jugoslávia, que assina o prefácio, Alberto Miranda apenas acrescentou a quente, num louvável esforço, um último capítulo «sobre essa morte física que só vem reforçar e tornar ainda mais lendária uma mulher que marcou os séculos XX e XXI, rainha e mulher para a eternidade».

Mas o que faz desta uma biografia rara de Isabel II? Além de ser a primeira escrita por um autor português, resulta de uma rigorosa pesquisa, suportada nos relatos de próximos e de especialistas que com ela privaram ou tiveram uma relação direta. Ao longo de quase 300 páginas, são analisados os 70 anos de reinado de Isabel II, a vida pública e o universo íntimo, incluindo factos pouco revelados dos seus 96 anos de vida, numa perspetiva temática, cuja narração não obedece necessariamente à cronologia.

Como encarou o passar dos anos? Como preparou a sua sucessão? Qual o seu papel na união dos Windsor e nos elementos desestabilizadores da família? Além das responsabilidades como soberana e chefe da Igreja Anglicana, quais os seus gostos, os seus hobbies, comidas, roupas e jóias? Qual a relação com as suas casas privadas? Questões respondidas num livro para a posterioridade, que inclui ainda uma lista de 96 curiosidades  uma por cada ano da rainha  um glossário, uma cronologia real, quatro árvores genealógicas e três dezenas de fotografias, que retratam o percurso de vida da rainha.

Uma edição Guerra e Paz, disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 27 de setembro, Isabel II – Rainha e Mulher: A Vida Pública e o Universo Íntimo encontra-se já em pré-venda, no site da editora.

Isabel II – Rainha e Mulher: A Vida Pública e o Universo Íntimo
Alberto Miranda
Não-Ficção / Biografia
296 páginas · 15x23 · 17 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,133,040