"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A invenção e a prática do verbo "escreler"

Assírio & Alvim publica Escrito nas Margens – Livro de Horas VIII, de Maria Gabriela Llansol. Uma obra inédita que revela uma pensadora exímia na arte de escrever.


Este novo Livro de Horas, preenchido pela escrita de Maria Gabriela Llansol nos espaços livres — margens para ela expectantes — de uma boa parte dos livros que leu, e que hoje se encontram na biblioteca que deixou, vive de um setor literalmente «marginal» (mas não menos significativo) de toda a sua escrita inédita. Estabelece-se, assim, nas onze partes que compõem Escrito nas Margens, uma imediata conexão, que a autora por mais de uma vez destaca, entre o ato de ler e o impulso de escrever. Trata-se de um gesto diferente, e único, de escrita a partir da leitura, para o qual a autora inventa um novo verbo: escreler.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 22 de setembro de 2022.

Partindo da distinção (e complementaridade) entre a escrita que nasce do olhar sobre o mundo (que em Llansol pode ser o da imanência das coisas ou o do curso da História) e aquela cuja origem primeira é o livro alheio, chegamos a essa dupla forma de escrita-leitura: a do escre-ver (o livro do mundo) e a do escre-ler (o livro do outro).

«Sempre gostei de escrever nos livros. Posso marcá-los? Se sim, é porque ainda hoje o livro feito continua a ser querido, e a ser.»
Maria Gabriela Llansol 

SOBRE O LIVRO

Título: Escrito nas Margens – Livro de Horas VIII
Autora: Maria Gabriela Llansol
Organização: João Barrento
Transcrição: Maria Etelvina Santos
N.º de Páginas: 292
PVP: 16,60€
Coleção: Arrábido / Obras de Maria Gabriela Llansol

Ver primeiras páginas 

SOBRE A AUTORA

Maria Gabriela Llansol


Nasceu em Lisboa em 1931. É apontada por muitos como um dos nomes mais inovadores e importantes da ficção portuguesa contemporânea. Levando às últimas consequências a criação de um universo pessoal que desde os anos 60 não tem paralelo na literatura portuguesa, a obra de Maria Gabriela Llansol estilhaça as fronteiras entre o que designamos por ficção, diário, poesia, ensaio ou memórias. Faleceu em 2008. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,168,845